Resumo

Título do Artigo

VALOR SOCIAL? PRODUTOS E SERVIÇOS COMO VALORES SOCIAIS: uma proposta via fenomenografia para análise qualitativa dos objetivos e impactos sociais de empresas sociais
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Valor social
Impacto social
Fenomenografia

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Silvia Marcia Russi De Domenico
Pesquisadora autônoma - São Paulo
2 - Rafaela Andrade Nascimento Chumbo
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienopolis - São Paulo

Reumo

A missão do empreendedorismo social para diversos autores é a geração de valor social. No entanto, há pouca discussão e falta de consenso sobre esse tema. Alguns pesquisadores consideram ambos conceitos como sinônimos, conceituando-os tanto como objetivos (missão/propósito), quanto resultados (impacto) das ações empreendedoras. Além disso, há uma ênfase na mensuração do impacto social, tanto na academia, quanto pelos praticantes. Haveria algum caminho que auxiliasse a reduzir os dissensos no campo e contribuísse para a tomada de decisão na gestão e nos investimentos das organizações sociais?
Este ensaio teórico visa a defender que 1) os produtos e serviços dos negócios sociais sejam entendidos como valores sociais, à luz do interacionismo simbólico e, 2) a investigação dos diferentes significados desses valores sociais (produtos/serviços experienciados pelos beneficiários) ocorra via fenomenografia, possibilitando um caminho qualitativo para análise dos resultados das ações empreendedoras e, em última instância, do objetivo último das organizações.
Mediante mapeamento da literatura em bases de referência, mostra-se a) escassez de estudos sobre valor social no campo do empreendedorismo social, b) pouca presença da voz dos beneficiários, c) falta de consenso nas poucas definições encontradas, d) sobreposição com o conceito de impacto social, que é, então, discutido no artigo. Seguem-se a apresentação da teoria de valores sociais de Thomas e Znaniecki (2006), fermentada no interacionismo simbólico e os fundamentos da fenomenografia (Marton, 1994a, 1994b) como proposta metodológica para investigá-los.
A partir da proposição de que um produto/serviço de uma empresa social é algo que contém um conteúdo empírico, concreto ou abstrato, acessível a seus beneficiários, os quais lhe dão significado à medida que o experienciam, atribuindo-lhe finalidade e agindo em relação a esse produto ou serviço mediante diferentes tipos de atividades, apresenta-se a análise fenomenográfica para investigar as diferenças de significados atribuídos, chegando-se a categorias passíveis de hierarquização, que possuem relação com os resultados da organização social e, consequentemente, com seus objetivos.
A proposta do resgate da teoria de valores na perspectiva sociológica, desenvolvida na tradição interacionista simbólica e enraizada no pragmatismo americano, para definir produtos e serviços das empresas sociais como valores sociais, unida à fenomenografia – uma metodologia para investigação de diferentes concepções sobre um fenômeno, possibilita chegar a resultados qualitativos úteis, de forma padronizada e que permite comparar, ao longo do tempo, os impactos sociais produzidos por diferentes empresas sociais que ofertam um mesmo tipo de produto/serviço vis-à-vis os objetivos definidos.
França, N. R. C. (2019). The meaning-making of social impact in the academic and practitioners discourses. Tese de doutorado. FEA, USP. São Paulo. Marton, F. (1994a). Phenomenography. In T. Husén, & T.N. Postlethwaite (Eds). The international encyclopedia of education (2nd ed., 8, pp.4424-4429). Pergamon. Marton, F. (1994b). The idea of phenomenography. R. Ballantyne, & C.Bruc (Eds.). Philosophy and Practice Conference (pp.7-9), Brisbane. Thomas, W. I., & Znaniecki, F. (2006). El campesino polaco en Europa y en América. Madrid: CIS.