Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DO CONHECIMENTO E INTELIGÊNCIA: UMA ABORDAGEM BIBLIOMETRICA
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Palavras Chave

Gestão do Conhecimento
Inteligência
Bibliometria

Área

Gestão da Inovação

Tema

Gestão do Conhecimento, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Autores

Nome
1 - Marina Valim Bandeira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Porto Alegre - Escola de Administração
2 - Gabriel Gonçalves Sampaio
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA

Reumo

Nos últimos anos, observa-se um aumento significativo da pressão competitiva no ambiente de negócios (López-Robles, Otegi-Olaso, Gómez & Cobo, 2019). Logo, a gestão do conhecimento pode ser utilizada como um mecanismo emergente para encontrar informações específicas de maneira eficiente, organizando-as para recuperação e reutilização rápidas (Lee C., Lee G. & Lin, 2007). Com isso, a Inteligência serve para que as organizações consigam reduzir a quantidade de dados gerados pelo ambiente externo e tomem decisões mais assertivas a partir informações mais sensíveis e úteis (Gilad & Gilad, 1985).
Apesar dos processos de gestão do conhecimento e Inteligência apresentarem perspectivas diferentes, sempre que possível ambos devem compartilhar dos mesmos direcionamentos estratégicos (Terra & Almeida, 2008). Esta aproximação das áreas, sugerida pelos autores, é percebida dentro da literatura acadêmica através dos estudos sobre inteligência competitiva, inteligência de negócios, inteligência coletiva, dentre outros. Assim sendo, surge a questão problema da presente pesquisa: como a gestão do conhecimento e a Inteligência são apresentadas em conjunto na literatura científica?
A gestão do conhecimento é o conjunto de atividades desempenhadas para realização de processos (Alavi & Leidner, 2001) que, quando combinados, auxiliam na proteção do conhecimento organizacional (Schultze & Leidner, 2002). Estes processos possuem tornam a organização o mais inteligente possível e aproveitam da melhor forma os ativos de conhecimento existentes (Wiig, 1997). Assim, a inteligência tem surgido como um campo de estudo que engloba diversas áreas desde estratégia de negócios até a gestão do conhecimento (López-Robles, Otegi-Olaso, Gómez & Cobo, 2019).
Erickson, S.e Rothberg, H. são os principais autores que publicam nessa área. Apesar disso, Zablah, Bellenger e Johnston (2004) são os mais citados. Dentre os periódicos o Expert Systems with Applications é o que apresenta mais artigos publicados, já entre as conferências está a European Conference on Knowledge Management. Knowledge Management, Business Intelligence e Competitive Intelligence tiveram destaque nas palavras-chave. O mapeamento temático apontou “knowledge management”, “knowledge sharing” e “competitive intelligence” como temas consolidados.
O objetivo da pesquisa foi atingido e evidenciou-se que a literatura é bem ampla no sentido de tratar a temática de gestão do conhecimento e Inteligência. As temáticas concentram-se nas estratégias competitivas e em como a gestão do conhecimento pode colaborar para tal.
Alavi, M., & Leidner, D. E. (2001). Knowledge management and knowledge management systems: Conceptual foundations and research issues. MIS quarterly, 107-136. López-Robles, J. R., Otegi-Olaso, J. R., Porto Gómez, I., Cobo, M. J. (2019). 30 years of intelligence models in management and business: A bibliometric review. International Journal of Information Management, 48, 22-38. Schultze, U., & Leidner, D. E. (2002). Studying knowledge management in information systems research: discourses and theoretical assumptions. MIS quarterly, 213-242.