Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DE SISTEMAS DE GD: Sistematização da Produção Científica
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gestão de Desempenho
Efetividade
Avaliação de Desempenho

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Políticas, Modelos e Práticas de gestão: do tradicional às competências

Autores

Nome
1 - Mariana Lopes de Araújo
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - FACE
2 - Pedro Paulo Murce Meneses
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - FACE

Reumo

As pesquisas sobre Gestão Estratégica de Pessoas (GEP) têm feito progresso em demonstrar a relação entre as políticas e práticas de Gestão de Pessoas (GP) e a melhora nos resultados organizacionais. Porém, demonstrar a efetividade dos sistemas de Gestão de Desempenho (GD), assim como de outras políticas de GP, é considerada uma tarefa complexa e de difícil execução. ainda hoje, têm-se a ausência de consenso acerca do conceito de “efetividade” e as ferramentas para mensuração da efetividade em sistemas de GP, como o de GD, se mostram desconexas e não convincentes.
Têm-se estudos aplicando diferentes modelos, com critérios, variáveis e medidas distintas, para avaliação da efetividade de GD que não estabelecem relação um com o outro. Como não há uma sistematização desta produção, há um acúmulo de estudos que não se comunicam e não se integram, dificultando a identificação de teorias e o desenvolvimento de ferramentas claras e com critérios objetivos sobre a avaliação da efetividade de GD. Este artigo teve como objetivo sintetizar, a partir do empreendimento de revisão sistemática da literatura, dimensões e critérios adotados pela produção científica.
Basicamente, efetividade de um sistema de GP pode ser representada pelo quão bem o sistema opera como uma ferramenta para alcance do desempenho organizacional. Entretanto, argumenta-se que esta visão, considerando apenas os resultados organizacionais, restringe o processo a perspectiva macro organizacional e mostra-se insuficiente. Por isso, estudos têm adotado uma seara de critérios distintos, porém, estes não possuem sistematização, impedindo que sejam explorados novos e melhores caminhos para avaliar a efetividade GD.
A revisão sistemática de literatura resultou em uma amostra de 49 artigos. Estes foram sistematizados e, a partir de análise de conteúdo pré e pós-categórica, resultou na sistematização da produção em seis dimensões de avaliação: Reação, Aprendizagem, Transferência, Resultados Operacionais, Resultados Financeiros e Resultados Sociais. Além disso, foram identificados os critérios mais recorrentes, como Justiça e o desenvolvimento de Habilidades. Identificou-se que a produção do tema é majoritariamente operacionalizada por levantamento de opinião com escala perceptual.
Conclui-se que diversos critérios são ignorados pelos estudos com recorrência pouco expressiva entre eles. Diante da identificação de padrão metodológico, destaca-se a influência predominante das vertentes psicológicas nos estudos sobre GP em Administração, demonstrada pelo reflexo na forma praticamente absoluta de mensurar a efetividade de GD a partir de medidas perceptuais, influência da ótica humanista-desenvolvimentista. Sugere-se que estudos futuros possam buscar integrar diferentes ferramentas e tecnologias da Administração para promover uma avaliação de efetividade de GD mais precisa.
DeNisi, A. S., & Murphy, K. R. (2017). Performance Appraisal and Performance Management: 100 Years of Progress? Journal of Applied Psychology, 102(3), 421–433. kramullah, M., Van Prooijen, J. W., Iqbal, M. Z., & Ul-Hassan, F. S. (2016). Effectiveness of performance appraisal: Developing a conceptual framework using competing values approach. Personnel Review, 45(2), 334–352. Schleicher, D. J., Baumann, H. M., Sullivan, D. W., & Junhyok, Y. (2019). Evaluating the effectiveness of performance management: A 30-year integrative conceptual review. Journal of Applied Psychology, 104(7), 851–887.