Resumo

Título do Artigo

Análise Bibliométrica: Um Panorama de Pesquisa sobre Orquestração de Capacidades Dinâmicas
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Orquestração de Capacidades Dinâmicas
Capacidades Dinâmicas
Orquestração

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes, Ecossistemas e Ambientes de Inovação

Autores

Nome
1 - Matheus Noronha
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - Programa Internacional de Gestão Internacional de Empresas
2 - Rosemeire de Souza Vieira Silva
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo
3 - Diandra Maynne Juliano Ferraro
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo
4 - Scarlet Simonato Melvin
FACULDADE DE DIREITO DA FUNDAÇÃO ARMANDO ALVARES PENTEADO (FAD-FAAP) - Higienópolis
5 - Felyx Gabriel Fulanete Bento
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Setor de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

O contexto dos estudos de Orquestração de Capacidades abarca o campo seminal de pesquisa das Capacidades Dinâmicas. Em meio a esses estudos emerge o campo de pesquisa sobre Orquestração de Capacidades Dinâmicas (OCD), uma vez que a busca simultânea de exploração e aproveitamento de oportunidades exige a agilidade organizacional das empresas. A produção literária evidencia um pleno crescimento dos artigos que envolvem OCD, é relevante ressaltar a necessidade de organizar as tendências de pesquisas futuras, alinhando as agendas de investigação e sugestões propositiva de trabalhos seminais.
Como encontra-se o panorama atual de pesquisa sobre orquestração de capacidades dinâmicas? O objetivo geral deste trabalho é apresentar um panorama de pesquisas relacionadas à orquestração de capacidades dinâmicas. O objetivo específico é identificar os principais caminhos de pesquisa para a realização de uma agenda para pesquisas futuras.
Orquestração de Capacidades Dinâmicas e Microfundamentoss no Processo de Orquestração
Os resultados da Análise Bibliométrica e Análise de Conteúdo identificaram quatro clusters de pesquisa que se desdobram em 15 fluxos de pesquisa. Os clusters de pesquisa identificados são: (i) Estudos sobre Ecossistemas de Negócios, (ii) Capacidades Dinâmicas e sua Orquestração Via Microfundamentos; (iii) Internacionalização; e (iv) Tecnologia e Digitalização.
O artigo contou com um estudo bibliométrico e análise de conteúdo sobre o tema Orquestração de Capacidades Dinâmicas com a utilização dos softwares: MaxQda, Bibliometrix e VosViewer. Os dados coletados representam uma amostra final de 54 artigos com artigos dos anos de 2003 e 2021. A coleta de dados foi realizada em quatro etapas: extração dos dados na base Scopus; separação dos estudos de maior relevância e realização leituras e resumos por tema; análise de conteúdo utilizando; e composição de resultados da sistematização da base com auxílio de softwares.
O período de ascensão dos estudos sobre o tema ocorre entre 2017 e 2021 e é guiado pelo aprofundamento nos clusters e fluxos de pesquisa apresentados. A análise dos clusters e aprofundamento nos caminhos de pesquisa, mostrou que existe uma relação entre os clusters, elementos conceituais e orquestração de capacidades que são apresentados em formato de um Modelo de Orquestração de Capacidades Dinâmicas estressado no campo da estratégia e inovação.
Helfat, C. E., & Peteraf, M. A. (2015). Managerial cognitive capabilities and the microfoundations of dynamic capabilities. Strategic management journal, 36(6), 831-850. O'Reilly III, C. A., & Tushman, M. L. (2011). Organizational ambidexterity in action: How managers explore and exploit. California management review, 53(4), 5-22. Pitelis, C. N., & Teece, D. J. (2018). The new MNE:‘Orchestration’theory as envelope of ‘Internalisation’theory. Management International Review, 58(4), 523-539.