Resumo

Título do Artigo

Administrador, como você aprendeu a ser docente?
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Palavras Chave

Saberes Docentes
Competências Docentes
Formação Docente

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Elisângela Conceição Vieira Palongan
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - PPA - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - MARCIO PASCOAL CASSANDRE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Maringá

Reumo

Em nossas vivências diárias aprendemos a todo momento. Enquanto estudantes, sabemos da existência de um ambiente programado para isso. Porém um estudante poderia perguntar: “Professor, como você aprendeu a ser docente?” Mais especificamente, como os cursos da área de negócios, conduzem e orientam a formação de novos docentes? A partir destas e outras perguntas, este ensaio pretende discutir quais são e como são aprendidos os saberes e as competências exigidas do docente em Administração.
O objetivo deste ensaio é apresentar alguns pressupostos que amparam a tese de que a educação docente é constituída por meio de competências e saberes que são construídas ao longo da experiência vivenciada pelo indivíduo, compreendendo a docência como um processo de intervenção que se caracteriza no ambiente escolar e é construída de maneira social, histórica e cultural.
Para Giolo (2008), é justamente na sala de aula, no processo de aprendizagem do mestre e do doutor, que a formação de docentes deve ser realizada, pois este é o lócus que representa a cultura do ensinar e do aprender, sendo constituído por relações humanas indispensáveis para a prática docente.
Ao discutir os elementos que compõem os saberes e as competências docentes apresento três pressupostos, discutindo o lócus de atuação docente, os saberes e as competências que envolvem a docência em Administração. Tardif (2014), considera que há quatro saberes: saberes da formação profissional; saberes disciplinares; saberes curriculares e; saberes experienciais, que são tratados por autores como empíricos. Campelo (2011) argumenta que ser competente no exercício da profissão, é o que têm guiado a escolha de profissionais para atuarem na docência, aliada à pós-graduação em nível stricto sensu.
A partir deste ensaio, compreendo que, a constituição do docente está vinculada a sua constituição enquanto indivíduo, seus saberes e competências desenvolvidas ao longo da vida refletem em sua prática docente.
CUNHA, M. I. Sala de aula: espaço de inovações e formação docente. In: ENRICONE, D.; GRILLO, M. (Orgs.) Educação Superior: vivências e visão de futuro. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005. P. 71-82. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 25ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GIOLO, J. A educação a distância e a formação de professores. Revista Educação & Sociedade, Campinas, vol. 29, n. 105, p. 1211-1234, set./dez. 2008. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes: Petrópolis. 2014.