Resumo

Título do Artigo

O SISTEMA DO AGRONEGÓCIO A LUZ DA TEORIA INSTITUCIONAL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Teoria Institucional
Sistema do Agronegócio
Bibliometria

Área

Agribusiness

Tema

Sustentabilidade nas Cadeias Agrícolas

Autores

Nome
1 - Agda Silva Prado
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS - Muzambinho
2 - Tiago Teruel Rezende
UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO (UNIFENAS) - Curso Agronomia
3 - MARIA DENISE NUNES RODRIGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração
4 - Lauri Luis Rauber
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras

Reumo

Segundo De Melo Pereira (2012), a teoria institucional fornece maneiras de compreender padrões implícitos e a diversidade dentro das organizações, proporcionando importantes contribuições para a gestão das organizações, uma vez que os processos resultam não apenas da ação humana, mas igualmente das interações no contexto cultural e político. A teoria institucional é adotada em estudos ligados nas áreas de conhecimento sociológico, organizacional, político, econômico, entre outros. Esta pesquisa trata-se de um estudo bibliométrico sobre a Teoria Institucional no para o Sistema do Agronegócio.
Assim como De Melo Pereira (2012) analisou a teoria institucional nas organizações, o problema de pesquisa deste trabalho é: Em quais aspectos a Teoria Institucional é abordada entre os estudos que concerne a análise do Sistema do Agronegócio? O presente artigo possui como objetivo analisar o Sistema do Agronegócio a luz da Teoria Institucional, através de um estudo bibliométrico.
Segundo Zylbersztajn (1995), existem pelo menos duas dimensões para lidar com a coordenação de sistemas de agribusiness. A primeira são os modos de governança (organização da produção) resultantes das características das transações e o segundo são as características de governança resultantes do ambiente organizacional e institucional. Ambas interagem dando a forma final do modo de governança do sistema de agribusiness.
Através de produções científicas nas plataformas da Web of Science e Scopus, identificou-se que a aplicação da Teoria Institucional no Agronegócio é abordada desde o ano de 1937, pelo trabalho de Trick (1937). Há uma pulverização de áreas, autores e enfoques sobre os estudos levantados. Discutiu-se as seguintes análises: volume temporal das publicações selecionadas; citações dos artigos; autoria e coautoria; as áreas das publicações e dos países dos artigos selecionados; rede de cocitações dos artigos e periódicos mais citados, e, por fim, o desenvolvimento de uma agenda de estudos futuros.
Este estudo permitiu a identificação da importância da Teoria Institucional em promover a Sustentabilidade no Agronegócios, pois seus estudos envolvem análises atreladas aos setores produtivos, econômicos, sociais, mercadológicos, comunitários e políticos ligados ao setor, e por fim, através da agenda dos estudos futuros, temas que abordam questões de gênero, empoderamendo do agricultor e das mulheres, análise de grupos de produtores, segurança alimentar e agroecologia estão emergindo e demandando mais estudos investigativos.
DE MELO PEREIRA, Fernando Antônio. A evolução da teoria institucional nos estudos organizacionais: um campo de pesquisa a ser explorado. Revista Organizações em Contexto, v. 8, n. 16, p. 275-295, 2012. TRICK, D. W. What Type of Farm Management, Individual, Professional, or Institutional? Journal of Farm Economics, v. 19, n. 2, p. 470-478, 1937. ZYLBERSZTAJN, D. Estruturas de governança e coordenação do agribusiness: uma aplicação da nova economia das instituições. 1995. Tese (Livre Docência em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, SP.