Resumo

Título do Artigo

REFLEXOS DA PANDEMIA COVID-19: CONTINGÊNCIAS E RUPTURAS NAS CADEIAS AGROALIMENTARES BRASILEIRAS
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Palavras Chave

Covid-19
Teoria da Contingência
Agronegócio

Área

Agribusiness

Tema

Estratégia e Competitividade nas cadeias agrícolas

Autores

Nome
1 - Ana Cláudia Lara
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSO EM ADMINISTRAÇÃO
2 - Péricles Luiz Brustolin
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS) - Chapecó
3 - Simone Sehnem
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Chapecó
4 - Dulcimar José Julkovski
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Chapecó

Reumo

O surto da pandemia do Coronavírus (COVID-19) expôs a fragilidade dos negócios e milhões de trabalhadores ficaram sem emprego e encaram um futuro incerto (Majumdar, Shaw, & Sinha, 2020).Os negócios e a população humana, não estavam preparados para a onda de impacto que o COVID-19 gerou no mundo, e isso tem ocasionado incontáveis problemas de ruptura social e empresarial (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2020a). Esse é o momento que os empreendimentos buscam formas de atingir um equilíbrio nos negócios (BASTAS; LIYANAGE, 2019) .
Baseado nesse contexto, o problema de pesquisa visa responder as seguintes questões: Quais são as rupturas oriundas da pandemia gerada pela COVID-19 no âmbito do agronegócio? Quais os encaminhamentos necessários para superação/transição para ascensão organizacional no âmbito do agronegócio? Portanto o objetivo deste estudo tem como objetivo analisar as rupturas oriundas da pandemia gerada pelo COVID-19 e encaminhamentos para superação/transição para a ascensão/progresso organizacional no âmbito do agronegócio.
A Teoria da Contingência explica que os fatores organizacionais podem vir a interferir no processo de tomada de decisão das empresas. Consideram ambientes incertos e o nível de informações disponíveis (BURNS; STALKER, 1961). Ainda, aborda que não existe uma estratégia administrativa geral aplicável em todas as empresas e em todas as circunstâncias, pois os sistemas são desenvolvidos com base em uma combinação de fatores externos e características internas das empresas (CHENHALL, 2003), as empresas são vistas como sistemas compostos em subsistemas...
Realizou-se um estudo de caso único por meio de unidades focais previamente selecionadas. O estudo foi desenvolvido no âmbito dos entes que prestam suportes e serviços para o agronegócio. A amostra foi não probabilística e por tipicidade. Para a coleta de dados, além da pesquisa bibliográfica e documental, dada a natureza exploratória do estudo, utilizou-se a entrevista semiestruturada composta por 17 perguntas abertas, realizadas aos responsáveis pelas instituições. Considerando o estudo qualitativo, utilizamos para as análises a técnica de análise de conteúdo.
É possível considerar que a proposição 1 é válida para esta pesquisa, porque a pandemia da Covid-19 gerou contingências organizacionais relacionadas com o ambiente de atuação da empresa. Em relação a proposição 2 (A pandemia da COVID-19 gera contingências organizacionais que estão positivamente relacionadas com o elo da cadeia de produção onde a empresa atua) é válida para esta pesquisa. . As proposições 3 e 4, dado que são excludentes em relação as proposições 1 e 2, as mesmas não foram confirmadas.
Tal cenário forçou uma readequação por parte das organizações com o intuito de manter o desempenho e até mesmo possibilitar a manutenção de suas atividades econômicas mesmo que forma reduzida. Para tanto, foi necessário investimento em tecnologia, infraestrutura, readequação de processos e até mesmo reformulação de negócios. Dentre os diversos apontamentos relacionados a ruptura, destacamos o trabalho em home office, item apontado fortemente por todos os entrevistados como alternativa aos efeitos da pandemia analisado de forma positiva até o presente momento incorporado também no meio rural.
Abid, G., Ahmed, S., Elahi, NS, & Ilyas, S. (2020). Background and employee welfare mechanism for social sustainability: sequential mediation. Sustainable Production and Consumption. doi: 10.1016 / j.spc.2020.06.011 Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. Tradução: Luis Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 3ª reimp. 1ª ed. de 2016. Título original: L’analyse de contenu. ISBN 978-85-62938-04-7. Bretas, V. P. G., & Alon, I. (2020). The impact of COVID‐19 on franchising in emerging markets: An example from Brazil. Global Business and Organizational Excellence, 39(6), 6-16.