Resumo

Título do Artigo

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA NO BRASIL: ESTRATÉGIAS E MODELOS DE NEGÓCIO NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS
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Palavras Chave

Transição energética
Petróleo e gás
estratégias

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégias ESG e Sustentabilidade Corporativa

Autores

Nome
1 - Sergei Antonio de Figueiredo Beserra
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - IAG - Escola de Negócios
2 - Marcos Cohen
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - Departamento de Administração

Reumo

No cenário de transições e incertezas, as empresas do setor de petróleo e gás necessitam reavaliar suas estratégias: verticalmente, na descarbonização dos produtos e processos, uma vez que o petróleo ainda terá forte presença até 2050; e, horizontalmente, na diversificação dos seus negócios, avaliando possibilidades que aproveitem ou criem capacidades para novos modelos de negócio, relacionados às energias renováveis ou neutras em carbono. Ambas as estratégias exigirão capacidade para desenvolvimento de novos produtos e processos e para o desenvolvimento de novos modelos de negócio.
O Brasil possui um grande potencial para a exploração e produção de hidrocarbonetos, mas possui também grande potencial para produzir energias renováveis. A viabilidade da transição energética em curso dependerá da combinação de desenhos de modelos de negócio rentáveis e da criação de mercado, num processo de ajustes entre os diversos agentes. o objetivo principal da pesquisa foi identificar e classificar as estratégias de transição energética e os novos modelos de negócio que estão sendo implementados pelas empresas de petróleo e gás no Brasil a partir de taxionomia proposta pelos autores
“Transição energética” descreve as mudanças de consumo predominante das fontes energéticas primárias, sendo a atual a do petróleo e gás para energias renováveis. Pickl (2019) identifica que as estratégias para energias renováveis se dividem em dois grupos: as empresas que permanecem com foco no hidrocarboneto e aquelas que já iniciaram a transição energética. Já Zhong & Bazilian (2018) identificam que, por meio de quatro estratégias de investimentos em energias renováveis, as IOCs estão desenvolvendo modelos de investimentos que ainda não são familiares à indústria do petróleo.
Foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva com base em 11 entrevistas em profundidade com gestores de empresas de petróleo e gás e especialistas do setor por meio de questionários de perguntas abertas. Foram também utilizados relatórios das empresas ou de instituições setoriais da indústria, totalizando um conjunto de 24 relatórios associados a cada empresa no escopo de análise, o que permitiu ampliar a análise das estratégias e modelos de negócios das empresas que atuam no Brasil. Foi proposta uma taxionomia para classificar as estratégias de TE com base na literatura e entrevistas.
O Brasil tem grande potencial para realizar a transição energética, mas faltam políticas públicas integradas e o momento é favorável ao Pré-sal. Foram analisadas as estratégias para transição energética de 11 empresas e assim classificadas segundo a Taxionomia proposta: - Concentradas e Persistentes em Petróleo e Gás: 3R Petroleum; PetroRio; Enauta. - Concentradas e Resilientes em Petróleo e Gás: ExxonMobi; Chevron; Petrobras. - Diversificação Incremental para as Energias Renováveis –Shell; Equinor; Total. - Diversificação Disruptivas para as Energias Renováveis – BP; StatKraft.
A relevância da taxionomia proposta se dá pela necessidade de se compreender as diferenças significativas de estratégias entre empresas que parecem semelhantes. Com isso, é possível distinguir além das declarações dos seus propósitos, das suas narrativas, o resultado dos seus investimentos e dos seus modelos de negócio. Abrir nessas quatro categorias, possibilitou colocar os critérios de classificação, mais orientados aos modelos de negócio, responsáveis pela execução do propósito de valor levado aos seus consumidores e, a própria realização e captura do valor para os seus negócios.
Pickl, M. J. (2019). The renewable energy strategies of oil majors – From oil to energy? Energy Strategy Reviews, 26(May), 100370. https://doi.org/10.1016/j.esr.2019.100370. Teece, D. J. (2018). Business models and dynamic capabilities. Long Range Planning, 51(1), 40–49. https://doi.org/10.1016/j.lrp.2017.06.007. Zhong, M., & Bazilian, M. D. (2018). Contours of the energy transition: Investment by international oil and gas companies in renewable energy. Electricity Journal, 31(1), 82–91. https://doi.org/10.1016/j.tej.2018.01.001.