Resumo

Título do Artigo

CAPACIDADES DINÂMICAS COMO IMPULSORES DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Estratégia Organizacional
Capacidades Dinâmicas
Internacionalização do Ensino Superior

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Lucas Thierry de Sousa Cabral
UNIVERSIDADE POSITIVO (UP) - Ecoville
2 - Marcello Romani-Dias
UNIVERSIDADE POSITIVO (UP) - Ecoville - Curitiba (PR)
3 - Aline dos Santos Barbosa
ESCOLA SUPERIOR DE ENGENHARIA E GESTÃO DE SÃO PAULO - ESEG (ESEG) - SÃO PAULO

Reumo

O tema da internacionalização do ensino superior ganhou muita atenção na década de 90, se destacando sobre outros tópicos de debate como políticas e pesquisas sobre as (IES) (ENDERS, 2004; TEICHLER, 1999). Sendo assim, para que as IES obtenham sucesso no processo de internacionalização, é necessário que elas desenvolvam novas capacidades. Nesse sentido, a perspectiva das capacidades dinâmicas pode auxiliar as IES, pois essa perspectiva busca o entendimento de como as organizações criam e sustentam vantagem competitiva em ambientes dinâmicos (TEECE et al, 1997).
As Instituições de Ensino Superior (IES) têm se deparado com um ambiente cada vez mais internacionalizado, o que tem implicado em mudanças significativas em seu ambiente de negócios. Diante desse contexto, IES brasileiras têm desenvolvido novas capacidades para expandir a sua internacionalização, visando uma maior competitividade. Para compreender esse fenômeno, o objetivo do presente estudo foi analisar de que forma capacidades dinâmicas influenciaram o processo de internacionalização de uma IES localizada no sul do Brasil.
As capacidades dinâmicas (CD's) permitem que as organizações criem, integrem e reconfigurem seus recursos e capacidades (TEECE et al., 1997), possibilitando que essas atendam as demandas do mercado. Sendo assim, a perspectiva de CD's pode auxiliar no entendimento de como as IES conseguem atender as demandas internacionais, atendendo diferentes culturas e economias (KNIGHT, 1994). Essa relação, entre CD's e o processo de internacionalização, é analisado conforme o framework de Teece (2007), analisando as atividades entre os grupos de ensino, pesquisa e extensão (ROMANI-DIAS et al., 2019).
Para responder a pergunta de pesquisa, foi realizado um estudo qualitativo, exploratório e dedutivo. Foram realizadas 15 entrevistas semiestruturadas, em profundidade, com uma amostra proposital, com duração média de 65 minutos, por meio da ferramenta Microsoft Teams. Essas entrevistas, assim como os documentos da Universidade Alpha, foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, conforme sugerido por Mayring (2014), com categorias dedutivas extraídas da literatura, principalmente de Teece (2007; 2014) e Knight (1994; 2004).
Diante dos dados coletados na Universidade Alpha, foi possível analisar a relação entre as CD's e o processo de internacionalização da instituição. Interessante destacar que houve impacto tanto positivos (CD's fortes), quanto impactos negativos (CD's fracas, ou inexistentes) por parte das CD's sobre o processo de internacional. Também foi possível notar como algumas especificidades do contexto em que a Universidade Alpha está inserida, impactar o processo de criação e desenvolvimento de CD's e, consequentemente, do processo de internacionalização dessa.
Como um dos principais achados do estudo, foi possível analisar a relação de CD’s em cada uma das atividades centrais de uma IES, a saber: pesquisa, ensino e extensão. Sobretudo, vale destacar o impacto que CD’s fracas, ou inexistentes, possuem sobre a internacionalização; sendo esse um processo particularmente sensível, pois diversas culturas, economias e procedimentos, são introduzidos no cotidiano das IES.
KNIGHT, Jane. Internationalization remodeled: definition, approaches, and rationales. Journal of studies in international education, v. 8, n. 1, p. 5-31, 2004. KNIGHT, Jane. Internationalization: Elements and Checkpoints. CBIE Research No. 7. Canadian Bureau for International Education (CBIE)/Bureau canadien de l’éducation internationale (BCEI). 220 Laurier Avenue West, Suite 1550, Ottawa, Ontario K1P 5Z9, 1994 TEECE, David J. Explicating dynamic capabilities: the nature and microfoundations of (sustainable) enterprise performance. Strategic management journal, v. 28, n. 13, p. 1319-1350, 2007