Resumo

Título do Artigo

A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio: uma investigação empírica dos fatores de sucesso nos negócios agrícolas
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Palavras Chave

Dependência de recursos
Capacidades de marketing.
Transferência tecnológica

Área

Agribusiness

Tema

Estratégia e Competitividade nas cadeias agrícolas

Autores

Nome
1 - MURILO CAMPOS ROCHA LIMA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Porto Alegre
2 - Marcelo da Costa Borba
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios
3 - Josefa Edileide Santos Ramos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Cepan
4 - GLAUCO SCHULTZ
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Reumo

O desenvolvimento e a implantação de estratégias continuam sendo ações importantes para ter o sucesso nesse ambiente, pois, é algo que permite que as ações estratégicas sejam planejadas e surjam quando as condições ambientais forem adequadas (HITT; IRELAND; HOSKISSON; 2011). Este estudo busca explorar o tema: O que se vem falando sobre estratégia no agronegócio? visto que a escolha da estratégia resulta da soma de ações e operações que uma empresa realiza.
Os trabalhos selecionados partiram de uma pesquisa geral sobre o tema “What is being said about strategies in agribusiness?” na plataforma de base “Web of Science” e de acordo com o objetivo desta pesquisa, aplicou-se os strings de buscas (abaixo citados), originando 81 artigos para a primeira fase, onde os autores leram os títulos e os abstracts desses 81 artigos. Onde a pesquisa procurou identificar os tipos de estratégias utilizadas no agronegócio.
Para (BATEMAN; SNELL, 2006), estratégia é um padrão de ações e de alocações de recursos destinados a atingirem os objetivos da organização. As estratégias que a empresa implementa representam tentativas de equilibrar habilidades e recursos que a empresa detém frente às oportunidades encontradas no ambiente externo. Estas têm que estarem alinhadas aos objetivos organizacionais.
Os estudos sobre estratégias voltadas para o agronegócio vêm se tornado cada vez mais relevantes para as organizações. Em um ambiente global e competitivo, as empresas que conseguem atuar de modo a planejar e executar estratégias, de forma que possam satisfazer o cliente, gerar maior competitividade e maior capacidade de responder ao mercado, conseguindo se manterem vivas neste contexto. Este estudo buscou responder “O que se vem falando sobre estratégia no agronegócio?” identificando diversas ações estratégicas no segmento desde estratégia de investimento, quanto a de lidar com riscos.
As estratégias elas acabam sendo utilizadas de acordo com os cenários, ou contextos, em que as organizações do agronegócio se encontram. Os documentos utilizados para o estudo fornecem um exemplo de como os quadros acadêmicos de gestão e negócios podem ser aplicados aos setores do agronegócio, criando direcionamentos a acerca de desafios enfrentados pelas organizações e os tipos de estratégias tomadas para o alcance do objetivo organizacional.
BATEMAN, T. S.; SNELL, S. A. Administração. 2a edição. São Paulo: Atlas, [S. l.], 2006. BAUER, M. W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático, [S. l.], v. 3, p. 189–217, 2002. FERRELL, O. C.; FRAEDRICH, J.; FERREL, L. Ética empresarial: dilemas, tomadas de decisões e casos. [S. l.]: Reichmann & Affonso Ed., 2000. E-book. HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração Estratégica: Competitividade e globalização. 2a edição. São Paulo: Cengage Learning, [S. l.], 2011.