Resumo

Título do Artigo

Influência da Responsabilidade Socioambiental e dos Resultados Financeiros na Adoção de Tecnologia da Informação Verde e no Descarte de Lixo Eletrônico
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Lixo Eletrônico
Resultado Financeiro
Responsabilidade Socioambiental

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Governo Eletrônico e TICs para Desenvolvimento

Autores

Nome
1 - MARCELO PEREZ DE ARCE ALEMANY
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Chácara Santo Antônio
2 - Maria Laura Ferranty MacLennan
UNIVERSIDADE IBIRAPUERA (UNIB) - São Paulo
3 - MARCELO LUIZ DIAS DA SILVA GABRIEL
UNIVERSIDADE IBIRAPUERA (UNIB) - Programa de Mestrado Profissional em Administração

Reumo

Considerando o avanço do consumo de equipamentos tecnológicos e o aumento do lixo eletrônico sem o devido descarte, gera-se a necessidade de avaliar a urgência socioambiental e o papel que as organizações exercem perante a sociedade. Neste contexto, este estudo avalia a influência da implementação da tecnologia da informação (TI) verde e do descarte de lixo eletrônico nas organizações considerando aspectos financeiros e de responsabilidade socioambiental. Os dados foram coletados por um survey, e revela as percepções dos profissionais sobre TI verde.
A empresa, ao implementar práticas de TI verde, pode reduzir a quantidade de energia utilizada; diminuir o alto custo incorrido em seu processo de negócios e também contribuir para ações de sustentabilidade de longo prazo (Jr, Majid et al., 2017). Para contribuir no entendimento dos aspectos que influenciam as práticas de TI verde, a pergunta que norteia esta pesquisa é: qual a influência de aspectos de responsabilidade socioambiental e dos resultados financeiros no destarte de lixo eletrônico e nas práticas de TI verde?
Foram conceituadas a Sustentabilidade (desenvolvimento sustentável e necessidades), TI Verde (práticas, tecnologias verdes, aspectos socioambientais, viabilidade), Lixo Eletrônico (impactos atuais e previsões até 2030, legislação, iniciativas em tecnologia orientadas a menor geração de lixo), Resultado financeiro em redução de custos (iniciativas sustentáveis orientadas a redução de custos: menor custo de impressão e processamento, exemplos de reutilização de materiais); responsabilidade socioambiental (iniciativas, implementação de comitês de sustentabilidade).
Foram construídos os questionários a partir dos instrumentos originais propostos por Molla et al. (2011), Loeser et al. (2017), e Cai et al. (2013). Foi utilizada a técnica de tradução e retradução. Utilizada escala Likert 7 pontos. Questionário foi enviado para os respondentes através de rede profissional Linkedin. Utilizada a aplicação QuestionPro para repositório, bem como recepção das respostas. Optou-se pela utilização da modelagem de equações estruturais baseada em mínimos quadrado parciais. Os dados foram reunidos e importados na ferramenta ADANCO 2.2.1
A expectativa de produção de lixo eletrônico tende a aumentar até o ano de 2030 de forma alarmante. Nesse sentido TI Verde emerge como uma das alternativas relevantes para diminuir este impacto. Logo há coerência com o resultado a hipótese 1 (a adoção de práticas de TI verde exerce influência no descarte de lixo eletrônico) ter sido confirmada. A hipótese 2 -o resultado financeiro exerce influência no descarte de lixo eletrônico foi confirmada. A hipótese 3 (a responsabilidade socioambiental exerce influência no descarte de lixo eletrônico) não se confirma. A hipóteses 4, 5 e 6 se confirmam.
Verificou-se a relação entre as hipóteses apresentadas na revisão da literatura, sendo estas confirmadas, com exceção da hipótese H3 que associa a influência da responsabilidade socioambiental no descarte de lixo eletrônico. Nesse sentido, faz falta incorporar ao ciclo de vida de vida de TI a responsabilidade socioambiental. As organizações devem buscar a conscientização de sua responsabilidade desde a obtenção até o descarte de resíduos de forma adequada. As perspectivas de crescimento do mercado de reciclagem de lixo eletrônico são positivas.
Dedrick, J. (2010). Green IS: concepts and issues for information systems research. Communications of the Association for Information Systems, 27(1), 11 Jr, B. A., Majid, M. A., & Romli, A. (2017). Green information technology system practice for sustainable collaborative enterprise: a structural literature review. International Journal of Sustainable Society, 9(3), 242-272.