Resumo

Título do Artigo

IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS ALUNOS EGRESSOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Campo de atuação profissional
Administração Pública
Alunos Egressos

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Educação a Distância, E-learning e B-Learning: pessoas, projetos e tecnologias

Autores

Nome
1 - Elvia Florencio Torres Ximenes
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo/ Pós-Graduação em Engenharia de Produção
2 - Francisco Gregorio Monteiro da Rocha
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Campos Petrônio Portella
3 - Tiago Soares da Silva
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - Reitoria
4 - PATRICIA KELY ZEFERINO DA SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Cead
5 - LILIANE ARAÚJO PINTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGA

Reumo

A economia brasileira sempre foi marcada pela presença forte do Estado, porém, apenas no final do século passado, essa relação passou a ser reconhecida pelas Instituições de Ensino Superior (JUSTEN E GURGEL, 2015). Com o intuito de atender a demanda por formação superior de gestores públicos, o Governo Federal lançou, em 2010, o curso de administração pública na modalidade a distância, por meio do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), que funciona através da Universidade Aberta do Brasil. Desde então, a Universidade Federal do Piauí tem participado desse programa.
O estudo buscou responder ao seguinte problema: Em quais segmentos os alunos egressos do curso de bacharelado em administração pública da UFPI/CEAD, estão atuando? No setor público ou privado? Nesse contexto tem-se que a pesquisa objetivou identificar onde os alunos egressos do curso de bacharelado em administração pública da UFPI/CEAD, estão atuando.
Após os anos 80 surgiram grandes demandas por administradores públicos ocorrendo uma revalorização das carreiras de Estado e a ampliação da demanda por disciplinas que tivessem o setor público como objeto de estudo (NICOLINI E FISCHER, 2007). Diante disso, a diversificação de oportunidades no âmbito de atuação do administrador público tornou-se notório (GURGEL, 2010). Porém, vale salientar que se o governo não assegura a inserção de seus alunos no aparelho do Estado a escola de gestores públicos não se justificará, nem sob a perspectiva do aluno e nem sob perspectiva do Estado (ROUANET, 2005).
O trabalho foi um estudo quantitativo, exploratório e descritivo, uma vez que estudou e descreveu uma realidade ainda não estudada. As informações foram coletadas por meio de questionário online via e-mail e utilizando a ferramenta Google Forms. O questionário foi enviado a todos os alunos egressos do curso de administração pública da UFPI/CEAD, a base de dados para contatar a amostra foi o cadastro do Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas da UFPI. Alcançou-se uma amostra de 114 participantes de um total de 371 egressos. As análises foram feitas por meio do estudo de gráficos e tabelas.
Destaca-se a informação de que após a conclusão do curso houve um aumento do quase 8% de servidores públicos efetivados; redução de 3,5% de servidores temporários e empreendedores autônomos. além disso, 48,25% afirmou que a conclusão do curso trouxe melhorias salariais. Por fim, destaca-se que quase 60% da amostra está no serviço público e 26% na iniciativa privada. Nesse sentido a proposta do curso tem alcançado o seu público alvo, pois de nada adiante o investimento do governo em cursos de Administração pública se os profissionais egressos não estiverem servindo ao Estado (ROUANET, 2005).
Os dados mostram que a maioria dos egressos do curso de bacharelado em administração pública da UFPI/CEAD, estão atuando no setor público. O curso tem sido procurado como uma graduação complementar, e por profissionais que já atuam no setor público, proporcionando benefícios salariais. Esses profissionais tem foco no mercado de trabalho e aspiram fazer pós-graduação lato sensu. O curso foi bem avaliado pela maioria dos participantes em termos de expectativas profissionais e qualidade. Dentre as sugestões de melhorias apontadas, algumas já estão sendo trabalhadas pelos gestores da instituição.
GURGEL, C. R. M. Graduação em Administração Pública – pode-se formar um servidor público? Temas de Administração Pública, ed. especial, v. 1, n.6, Araraquara, 2010. JUSTEN, A. e GURGEL, C. Administracion courses: The public dimencion as an excluded subject. FGV EBAPE.BR, v. 13, nº 4, Artigo 10, Rio de Janeiro, out/dez. 2015. NICOLINI, A. M., FISCHER, T. M. D. Trajetória e tendências do ensino de administração pública no Brasil. In: XXXI EnANPAD. Anais... Rio de Janeiro: EnANPAD, 2007. ROUANET, S. P. Criação no Brasil de uma Escola Superior de Administração Pública. Brasília: ENAP, 2005.