Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO NO SETOR PÚBLICO: o processo de identificação e exploração de oportunidade empreendedora na secretaria de educação de um município do sul de Minas Gerais
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Empreendedorismo Público
Processo Empreendedor
Oportunidade Empreendedora

Área

Administração Pública

Tema

Gestão e Inovação em Políticas Públicas

Autores

Nome
1 - André Spuri Garcia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

Atualmente, o empreendedorismo é considerado uma ferramenta útil e relevante para o setor público. Buscar soluções empreendedoras é fundamental para que as administrações públicas consigam prestar serviços, atender e resolver as diferentes demandas sociais. Apesar disso, a orientação empreendedora permanece em níveis mais baixos nas organizações públicas. Em termos teóricos, o foco da literatura sobre empreendedorismo público é o indivíduo empreendedor. Existe uma lacuna relacionada a estudos que buscam explicar o processo empreendedor no setor público.
Esse trabalho busca responder como ocorre o processo empreendedor no setor público e tem como objetivo analisar a dinâmica de um processo empreendedor realizado pela secretaria de educação de um município localizado no sul de Minas Gerais.
O empreendedorismo público pode ser compreendido como a realização de práticas inovadoras que resultam em benefícios sociais. É um processo que se desenvolve ao longo do tempo. Isso desloca o foco de análise para o processo, ou seja, uma compreensão de como ocorre o processo empreendedor. Enquanto processo, o empreendedorismo público pode ser compreendido como um processo de identificação e exploração de oportunidades empreendedoras no contexto do setor público. Esse processo envolve atores, interações, relações, emoções, situações, contextos, desafios, restrições e outros aspectos
Quanto aos aspectos metodológicos, esse trabalho pode ser caracterizado como uma pesquisa empírica, qualitativa e exploratória. Os dados foram coletados a partir de duas entrevistas semiestruturadas. O roteiro de entrevista tinha como base questões relacionadas ao processo empreendedor. Além das entrevistas, foram analisados decretos, leis, editais e notícias divulgadas no site da prefeitura. Os dados foram analisados por meio de análise temática.
Os resultados evidenciam a possibilidade de gerar inovações no setor público, já que a inovação implementada trouxe resultados positivos para o município. Além disso, mostram a possibilidade de compreender o empreendedorismo público a partir da perspectiva processual de identificação e exploração de oportunidades empreendedoras e analisar as microfundações desse processo. A criação do SAAI pode ser dividida nas seguintes etapas: identificação de uma oportunidade; intenção de resolver; escolha da solução; exploração da oportunidade por meio das microfundações do empreendedorismo; resultado.
Foi possível observar um problema público como uma oportunidade empreendedora, ou seja, uma possibilidade de buscar soluções empreendedoras para resolução de um problema. Verificou-se também que a exploração de uma oportunidade demanda uma intenção empreendedora, ou seja, uma vontade de resolver o problema de forma inovadora. Além disso, a exploração dessa oportunidade pode ser compreendida como um conjunto de ações. Por fim, destaca-se os resultados positivos de uma inovação no setor público.
SHANE, Scott; VENKATARAMAN, Sankaran. The promise of entrepreneurship as a field of research. Academy of management review, v. 25, n. 1, p. 217-226, 2000. SHEPHERD, Dean. Party On! A call for entrepreneurship research that is more interactive, activity based, cognitively hot, compassionate, and prosocial. Journal of Business Venturing, v. 30, n. 4, p. 489-507, 2015. DIMOV, Dimo. Entrepreneurial process: mapping a multiplicity of conversations. In: Research Handbook on Entrepreneurial Behavior, Practice and Process. Edward Elgar Publishing, 2020.