Resumo

Título do Artigo

O CAMPO DE PESQUISAS DO EMPREENDEDORISMO: um estudo bibliométrico internacional na base científica Web Of Science (1945-2020)
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Palavras Chave

Empreendedorismo
Bibliometria
Revisão

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - André Spuri Garcia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
2 - Daniela Meirelles Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

O campo do empreendedorismo configura-se como um dos mais expressivos, relevantes e dinâmicos dentro de áreas relacionadas as ciências sociais aplicadas. Em termos práticos, o empreendedorismo é visto como algo positivo. Diante dessa importância prática, o campo ganhou amplitude acadêmica ao longo dos anos. Isso impulsionou o número de publicações científicas relacionadas ao campo e permitiu o surgimento de novos conceitos, temas e teorias. Nesse contexto, o campo do empreendedorismo deixa ser caracterizado como emergente e passa a ser compreendido como amadurecido.
Por ser um campo marcado por amplitude teórica e temática, revisões de literatura são fundamentais. Assim, este artigo busca responder como se configura o campo do empreendedorismo. Diante disso, tem como objetivo analisar como se configura a literatura internacional sobre empreendedorismo.
Em relação ao empreendedorismo, existem muitas pesquisas que realizaram bibliometrias em domínios específicos. Entretanto, bibliometrias relacionados ao campo geral do empreendedorismo são menos numerosas. As bibliometrias mostram um campo em expansão, com aumento do número de publicações em eventos e periódicos ao longo dos anos. Em termos metodológicos, predominam as pesquisas empíricas e de natureza qualitativa. Em relação aos temas de pesquisa, apesar da amplitude temática demonstrada nos trabalhos, há um foco em pesquisas relacionadas ao perfil e comportamento do indivíduo empreendedor.
Os resultados mostram um campo marcado por muitas publicações e com uma comunidade de pesquisadores consolidada. Por um lado, é possível analisar o campo do empreendedorismo como fragmentado, com diversos temas de pesquisa. Entretanto, isso não é necessariamente uma crítica. Essa fragmentação pode demonstrar a força e importância do fenômeno empreendedor, que passa a ser incorporado em diferentes áreas de estudo.
O caráter multifacetado do fenômeno do empreendedorismo resulta em uma amplitude teórica e faz com que seja possível utilizar vários níveis de análise para compreender o empreendedorismo como, por exemplo, o indivíduo, o resultado, a oportunidade empreendedora, o(s) contexto(s) no qual ocorre, os atores humanos e não-humanos (in)diretamente envolvidos, entre outros aspectos. Ainda, esses objetos de análise podem ser vistos por diversas abordagens e lentes teóricas. Além disso, o empreendedorismo não está mais restrito apenas as organizações privadas.
CORNELIUS, Barbara; LANDSTRÖM, Hans; PERSSON, Olle. Entrepreneurial studies: The dynamic research front of a developing social science. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 30, n. 3, p. 375-398, 2006. DAVIDSSON, Per. The field of entrepreneurship research: Some significant developments. In: Contemporary entrepreneurship. Springer, Cham, 2016. p. 17-28. SHANE, Scott; VENKATARAMAN, Sankaran. The promise of entrepreneurship as a field of research. Academy of management review, v. 25, n. 1, p. 217-226, 2000.