Resumo

Título do Artigo

Implicações pós-Covid-19 para a Agenda 2030: insights a partir da perspectiva de sensegiving das empresas brasileiras
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Palavras Chave

sustentabilidade
sensemaking
sensegiving

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desenvolvimento Sustentável e os ODSs

Autores

Nome
1 - André Ricardo do Rosário Contani
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM
2 - Rafael Budach
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM
3 - Bárbara Galleli
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Departamento de Administração

Reumo

Quando da sua concepção, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) previam um cenário para uma grande transformação sustentável até 2030. A pandemia do covid-19, entretanto, coloca em xeque tal perspectiva, tanto na questão do cronograma como em relação às ações para o cumprimento das metas. Assim, torna-se importante examinar o que está sendo discutido como estratégia de ação para o desenvolvimento sustentável, nos termos da Agenda 2030, especialmente em relação às organizações empresariais, agentes importantes nesse processo.
O objetivo deste artigo é analisar como os discursos produzidos pelos executivos sobre ODS e covid-19, ao serem colocadas em diálogo, configuram-se como estratégias de ação. A partir de uma perspectiva de sensegiving, em que se considera os atos comunicativos como potencialmente influenciadores do sentido socialmente construído, pode-se conjecturar panoramas para a situação emergente após o estado de surto sanitário pandêmico.
Como referencial teórico, este artigo se fundamenta na contextualização sobre surgimento dos ODSs e a perspectiva das empresas como agentes de transformação para o desenvolvimento sustentável. Na sequência, apresenta-se a construção de sentido sustentável, com ênfase para o papel do gestor na construção de narrativas.
A análise se concentrou nas ações que as organizações declaram por meio de seus líderes na tentativa de influenciar o sentido construído. Fez-se a análise de 24 relatórios produzidos ao longo do ano de 2020 de empresas brasileiras de 12 diferentes setores.
Resultados apontam para uma necessidade de ajuste em todas os ODSs vinculadas a cada organização. Descreve-se o modo como os executivos fazem sentido e buscam dar sentido a suas ações e estratégias diante de desafios, amplificados pela pandemia, para implementar os ODSs. As narrativas organizacionais se concentram em três pontos principais: estratégias de ação, decorrências para o futuro e oportunidades de transformação das práticas.
A proposta não foi esgotar e discutir individualmente as implicações para cada um dos 17 objetivos, mas contextualizar as já reconhecidas práticas sustentáveis atuais das organizações que podem se direcionar para o cumprimento dos ODSs frente à pandemia do Covid-19. Tratou-se de se discutir como o campo da sustentabilidade, que inclui o desenvolvimento sustentável corporativo, pode se inserir nos ODSs e estimular o direcionamento dos esforços para ações organizacionais concretas no sentido de cumprir os objetivos.
BILGILI et al. Riding off into the Sunset: Organizational Sensegiving, Shareholder Sensemaking, and Reactions to CEO Retirement. Journal of Management Studies, 2017. EGAN. Sense-Making Resource Efficiency Through “Sustainability” Reports. Journal of Business Ethics, 2019. LEAL FILHO et al. Heading towards an unsustainable world: some of the implications of not achieving the SDGs. Discover Sustainability, 2020. SCHULTZ; WEHMEIER. Institutionalization of CSR within corporate communications: Combining institutional, sensemaking and communication perspectives. Corporate Communications, 2010.