Resumo

Título do Artigo

ECOSSISTEMAS EMPREENDEDORES E A INDÚSTRIA DO TURISMO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Ecossistema Empreendedor
Turismo
Revisão

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Planejamento e Gestão em Turismo

Autores

Nome
1 - Marília Cláudia Oliveira Paes de Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Viçosa- MG
2 - Marilia Fátima Cardoso de Pinho Brandão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - VIÇOSA
3 - Ana Cláudia Azevedo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Departamento de Administração e Contabilidade - DAD
4 - MAGNUS LUIZ EMMENDOERFER
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Administração

Reumo

Os ecossistemas empreendedores (EE) podem ampliar a compreensão da gestão socioeconômica na indústria do turismo. Esta perspectiva possibilita uma estrutura de análise mais completa e dinâmica, que revele a multiplicidade de elementos envolvidos nas atividades cotidianas das regiões, assim como as necessidades de intervenção para o fortalecimento da ação empreendedora em uma dada realidade. Logo, “possibilita que a região turística possa aproveitar todo o seu potencial e alavancar novas iniciativas empreendedoras, em um ciclo virtuoso de crescimento”.
A abordagem de EE tem sido pouco aplicada às pesquisas em turismo (EICHELBERGER et al., 2020) logo as publicações sob esta lente ainda são raras (BACHINGER et al. 2020), apesar do potencial de complementariedade desta interface. O conhecimento sobre EE é vital na exploração de oportunidades de expansão de mercado e criação de valor agregado (EICHELBERGER et al., 2020), logo indagamos: como os EE podem contribuir para o fortalecimento da indústria do turismo? Nossos objetivos são revisar e analisar conceitos, estágios de desenvolvimento e dimensões dos EE em relação ao turismo.
No mundo contemporâneo, o turismo é um dos principais fenômenos sociais e econômicos que gera empregos e renda, estimula investimento em infraestrutura, capital humano e tecnologia (CAVALHEIRO et al. 2020); seu desenvolvimento exige planejamento e ações tecnicamente dirigidas, e oferece muitas oportunidades por demandar um conjunto de diferentes produtos e serviços em constante necessidade de renovação (GUIMARÃES et al., 2017). Por se tratar de uma área acessível a novos e diversos negócios correlatos, pode ser melhor compreendida pela lente dos Ecossistemas Empreendedores (SPIGEL et.al 2018).
A indústria do turismo enfrenta um dos piores momentos da sua história com a pandemia do COVID 19. A queda brusca no consumo e o grande volume de cancelamento de viagens, motivadas principalmente pelo fechamento das fronteiras e questões de saúde pública colocaram os empreendedores do setor em situação crítica, extinguindo a oferta de empregos e a saúde financeira do próprio Estado, principalmente em localidades que têm maior dependência do turismo. Logo, toda atenção à gestão e estruturação desta indústria é necessária, e a articulação de EE pode ser um caminho para contornar esta adversidade
Dado o objetivo deste estudo realizamos uma revisão sistemática no intuito de analisar as definições dos EE, os estágios de desenvolvimento, as dimensões de análise e a relação dos EE e o turismo. Partindo do conceito mais amplo definimos EE como “todos os elementos necessários para sustentar o empreendedorismo em um determinado território” e defendemos que para alcançar o sucesso, os empreendedores do setor turístico, caracterizados por muitos atores, necessitam das redes e governança para dar o suporte necessário, desde o conhecimento, financiamento, até o estímulo e confiança.
CAO, Z.; SHI, X. A systematic literature review of entrepreneurial ecosystems in advanced and emerging economies. Small Business Economics, v. 57, n. 1, p. 75–110, 2021. CAVALHEIRO, M. B.; JOIA, L. A.; CAVALHEIRO, G. M. DO C. Towards a Smart Tourism Destination Development Model: Promoting Environmental, Economic, Socio-cultural and Political Values. Tourism Planning and Development, v. 17, n. 3, p. 237–259, 2020. SPIGEL, B.; HARRISON, R. Towards a process theory of entrepreneurial ecosystems. Strategic Entrepreneurship Journal, v. 12, n. 1, p. 151–168, 2018.