Resumo

Título do Artigo

RELAÇÃO ENTRE GESTÃO DE PESSOAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: FOCO NA SUSTENTABILIDADE
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gestão de pessoas
Responsabilidade social
Sustentabilidade

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Luan Marca
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - Passo Fundo
2 - Anelise Rebelato Mozzato
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAdm/UPF

Reumo

Surgem muitos questionamentos relacionados a responsabilidade social empresarial (RSE), ainda mais quando se pensa na sua relação com a gestão de pessoas (GP). Como bem pontuam Podgorodnichenko, Edgar e Akmal (2021), as lacunas entre a pesquisa e a prática sobre GP e RSE de maneira sustentável só aumentam, havendo a necessidade de maior aproximação entre a teoria (acadêmia) e a prática (organizações), principalmente em razão de que há um amplo consenso entre essas literaturas sobre os resultados positivos.
Diante da realidade posta, da necessidade de uma sociedade sustentável, tem-se como objetivo instigar a reflexão sobre a relação entre GP e práticas de RSE.
Apesar de um aumento significativo de pesquisas que vinculam RSE e GP, ainda não há compreensão abrangente para a sua conexão (VOEGTLIN; GREENWOOD, 2016; PODGORODNICHENKO; EDGAR; AKMAL, 2021), por mais que a revisão sistemática de literatura escrita por Voegtlin e Greenwood (2016) tenha contribuído para o entendimento do diverso campo de pesquisa que associa RSE e GP, inclusive com a proposição de um mapa conceitual para o desenvolvimento de pesquisas empíricas. Saeed et al. (2019) e Shen e Zhang (2019) evidenciam a necessidade de um envolvimento efetivo e estratégico da GP com a RSE.
É preciso refletir até onde em um sistema corporativo controlado por um número relativamente pequeno de agentes econômicos, cujo enfoque é a lucratividade, é possível se fortalecer e reconhecer a GP como arena relevante no que tange as ações da organização, sejam elas de natureza instrumental, funcional ou estratégica. E, como bem pontuam Podgorodnichenko, Edgar e Akmal (2021), resultados de pesquisas teóricas e empíricas que interseccionam a GP e a RSE precisam ser disseminados na sociedade, na comunidade de profissionais, o que não é diferente com este ensaio teórico.
O objetivo inicialmente delineado foi alcançado quando se amplia a perspectiva teórica, também se instigar debates mais aprofundados sobre a interrelação entre a GP e SER. Tal debate pode auxiliar na minimização da derrocada que o capitalismo em crise impõe a sociedade. Ao se lançar luz as questões aqui postas, acredita-se estar estimulando a constituição de um sistema de GP mais atuante em nível estratégico, dessa forma, promovendo o bem-estar das pessoas de maneira mais efetiva nas organizações e, por consequência, na sociedade.
PODGORODNICHENKO, N.; EDGAR, F.; AKMAL, A. An integrative literature review of the CSR-HRM nexus: Learning from gaps in research practice. Human Resource Management Review, 2021. SAEED, B. B.; AFSAR, B.; HAFEEZ, S.; KHAN, I.; TAHIR, M.; AFRIDI, M. A. Promoting employee’s proenvironmental behavior through green human resource management practices. Corporate Social Responsibility & Environmental Management, v. 26, p. 424-438, 2018. VOEGTLIN, C.; GREENWOOD, M. Corporate social responsibility and human resource management: a systematic review and conceptual analysis. Human Resource Management Revi