Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL NA UNIVERSIDADE: CARACTERIZANDO OS ESFORÇOS EM PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM TECNOLOGIAS VERDES
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

inovação sustentável
universidade
patentes verdes

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - Ana Graziele Lourenço Toledo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - CPAQ
2 - Samuel Max Rodrigues da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - Campus de Aquidauana

Reumo

A universidade participa do desenvolvimento econômico de um país mediante sua capacidade de produzir inovação e disseminá-la para a sociedade pelos diferentes mecanismos de transferência tecnológica existentes. Deste contexto, emergem o suporte público para a pesquisa universitária, a importância estratégica para a indústria e o impacto da pesquisa na economia e na sociedade (Godin, 2006).
Ao deixar de explorar as inovações sustentáveis, seja pelo licenciamento ou transferência de tecnologia, as universidades não obtêm retorno dos investimentos realizados (Miranda et al, 2021). Contudo, para que este gerenciamento ocorra é necessário caracterizar o desenvolvimento da inovação sustentável pelas universidades. Diante deste contexto, este estudo busca responder à seguinte questão: como a inovação sustentável se caracteriza nas instituições universitárias?
Compreende-se por inovação sustentável, um tipo de inovação que potencializa o desempenho econômico e ambiental tanto das organizações quanto da sociedade (Carrillo-Hermosilla et al, 2009; Boons e McMeekin, 2019). Nem todas as tecnologias verdes desenvolvidas na universidade conduzem a patentes e somadas ao retorno no longo prazo característico das inovações sustentáveis, tem-se o aumento da percepção de risco em relação à tecnologia verde o que também pode provocar a falta de interesse pelo patenteamento destas invenções (Marin-Venuesa et al, 2018; Christodoulou et al, 2018).
A análise dos dados se deu com o uso do software Stata, inicialmente realizando a análise descritiva e posteriormente performando a análise de conglomerados, que é uma técnica utilizada para agrupar elementos em grupos internamente homogêneos, mas heterogêneos entre si e mutuamente exclusivos (Fávero, Belfiore, Silva e Chan, 2009). Utilizou-se de uma metodologia hierárquica para o agrupamento dos dados, baseada na análise pelo pesquisa da etapa anterior (Hair et al, 2009).
O número de pesquisadores envolvidos é maior em inovações sustentáveis desenvolvidas em parcerias com outras instituições do que naquelas desenvolvidas exclusivamente por uma instituição. Há a concentração de inovações sustentáveis desenvolvidas pelas universidades, evidenciando-se que os esforços de pesquisa envolvem o desenvolvimento de inovações do tipo C que compreendem à área de química e metalurgia. Instituições que estão nos estados da região sul do país concentram a maior parte das inovações sustentáveis cujos pedidos foram encaminhados para registro no INPI.
expectativa de que soluções ambientalmente mais adequadas substituam produtos e processos nocivos ao meio ambiente está incorporada nos mercados e nas organizações. Assim, como promotora do conhecimento e da mudança social, as instituições universitárias possuem importância estratégica para o desenvolvimento da inovação sustentável.
BOONS, Frank; MCMEEKIN, Andrew (Ed.). Handbook of sustainable innovation. Edward Elgar Publishing, 2019. CAVIGGIOLI, Federico et al. The licensing and selling of inventions by us universities. Technological Forecasting and Social Change, v. 159, p. 120189, 2020. STERZI, Valerio; PEZZONI, Michele; LISSONI, Francesco. Patent management by universities: evidence from Italian academic inventions. Industrial and Corporate Change, v. 28, n. 2, p. 309-330, 2019.