Resumo

Título do Artigo

PRIMEIROS PASSOS EM BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA: CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ORGANIZACIONAL PARA EMPRESAS PEQUENAS
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Palavras Chave

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL
VANTAGEM COMPETITIVA
EMPRESAS PEQUENAS

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva

Autores

Nome
1 - Cássia Jaqueline Theobald
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Foz do Iguaçu

Reumo

O desenvolvimento de identidade pelos ramos da psicologia e ciências sociais, trouxe definições do termo “Self” como identidade que se diferenciava entre pessoal ou como o integrante de um grupo (Caldas e Wood Jr, 1997). Com as empresas tomando espaços perante a sociedade, estudos organizacionais passam a aplicar como metáfora essa visão de identidade que era tida como algo do indivíduo (Corley et al., 2006). O aumento crescente de interesse no tema contribuiu para várias linhas de estudos, que seguiram por diferentes vertentes disciplinares (Corley et al., 2006).
Este trabalho tem por objetivo através da revisão da literatura, elucidar sobre a teoria de identidade organizacional a partir de um constructo social e a interliga à vantagem competitiva. Além disso, buscou-se trazer conhecimentos que auxiliem no processo de definição de identidade para empresas pequenas, que possibilitam a geração de conhecimento organizacional para utilização em futuros planos e planejamentos empresariais, além de possibilitar que a empresa desenvolva vantagem competitiva em relação aos concorrentes de mercado ao conhecer sobre suas características e diferenciais.
Foi com o trabalho dos autores Albert e Whetten (1985) que o termo adquiriu suas primeiras delimitações de teorias. Eles possuíam o objetivo de atingir uma definição que seria usada tanto na teoria como na prática, já que a conceituação anterior era muito dispersa e distante de um consenso. Sua principal contribuição, foi o estabelecimento de três critérios que norteavam a seleção de características que delimitavam a identidade organizacional, eram estes: centralidade, distintividade e continuidade temporal.
Pela nova exposição enfrentada na era da informação e seus diversos meios de comunicação, as organizações se viram condicionadas às reações do público e este se tornou formalmente parte do processo de identificação e constante mudança na identidade (Hatch e Schultz, 1997, 2002). A partir disso, as autoras Hatch e Schultz (2002) estabeleceram um ciclo de influência que leva em consideração a cultura, imagem e a identidade, e associa que cada um deles influencia na constante interação entre o público interno e externo a partir de um processo de quatro etapas.
Buscou-se através dos autores e desenvolvimento das ideias estabelecidas neste trabalho, incitar o interesse das empresas pequenas em conhecerem mais sobre si mesmas e buscarem definir seus conceitos de identidade, levando em consideração que sua aplicação traz muitos benefícios em diversos âmbitos e ainda, possui uma forte e importante relação com a estratégia e vantagem competitiva.
Albert, S., & Whetten, D. A. (1985). Organizational identity. Research in Organizational Behavior, 7, 263–295. Barbosa, S., & Cesar, P. C. (2003). Estratégia e Identidade Organizacional: Uma Aproximação Mais Que Conceitual Barney, J. (1991). Firm Resources and Sustained Competitive Advantage. Journal of Management, 17, 99-120. Brito, R. P. de, & Brito, L. A. L. (2012). Vantagem competitiva e sua relação com o desempenho: uma abordagem baseada em valor. Revista De Administração Contemporânea, 16(3), 360-380.