Resumo

Título do Artigo

UNIVERSIDADE EMPREENDEDORA: DO SEMINAL AO ATUAL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Universidade Empreendedora
Revisão Sistemática
Produção Científica

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Ana Cláudia Lara
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSO EM ADMINISTRAÇÃO
2 - Marcelo Guerreiro Crizel
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - PPGCA

Reumo

Depois da Segunda Guerra Mundial, com a primeira revolução acadêmica ainda em curso, surge a segunda revolução acadêmica que promoveu mudanças, a universidade aproxima-se das demandas da sociedade onde está inserida e incorpora a responsabilidade de ser um importante pilar do desenvolvimento econômico e social Almeida & Cruz (2010), a universidade passa a ser denominada de universidade empreendedora, expressão que vários pesquisadores passam a utilizar a partir desse momento (Etzkowitz, 2003ª, Kirby, 2006ª, Etzkowitz, 2013; Etzkowitz ( 2014)
Este estudo vai além de revisões sistemáticas de literatura já publicadas, Ruiz & Martens (2019); Centobelli,Cerchione, & Esposito (2019); Romero, Ferreira & Fernandes (2020), ao propor uma estrutura diferenciada de análise, agrupando dados bibliométricos e análise de conteúdo. Considerando esse contexto, pergunta-se: Quais são as características das pesquisas seminais e atuais acerca do tema Universidade Empreendedora? Portanto o objetivo deste artigo é mapear a produção científica seminal e atual acerca do tema Universidade Empreendedora possibilitando uma agenda de pesquisas futuras.
A universidade empreendedora agrega uma série de atributos que são institucionais e ajustados para um comportamento empreendedor (Clark, 1998), ao contrário da universidade tradicional que desenvolve exclusivamente o ensino e a pesquisa para si própria (Etzkowitz, 2003).Uma universidade empreendedora é aquela que responde estrategicamente às mudanças do ambiente, adquirindo e empregando recursos de forma inovadora, sustentada por uma cultura empresarial que fornece estruturas de apoio para as instituições cumprir seus objetivos estratégicos alinhados ao empreendedorismo (Ferreira, 2017).
Em síntese para o surgimento da tendência empreendedora na universidade é preciso: foco na geração de receitas de atividades científicas e educacionais, busca da missão de mercado e o estabelecimento de estratégias competitivas, a orientação sobre a criação e implementação de inovações provenientes de atividades científicas junto com a indústria, a adoção de soluções organizacionais empresariais e corporativas dentro das esferas estratégicas e estruturais, a introdução de métodos de responsabilidade e métodos de controle de governança (Sułkowsk et al.,2020).
A universidade empreendedora é um acontecimento que reflete um novo tipo de instituição que congrega o desenvolvimento econômico como uma função acadêmica, em paralelo ao ensino e à pesquisa, onde existem influências externas sobre as estruturas acadêmicas conexas à inovação (Etzkowitz, 2013;Etzkowitz et al., 2017), esta nova versão a instituição possui um padrão de natureza regional, com abordagens de gestão estratégica, diversificação de fontes de financiamento e promoção da cultura do empreendedorismo (Pugh et al., 2018).
Ahmad, N. H., Halim, H. A., Ramayah, T., Popa, S., & Papa, A. (2018). The ecosystem of entrepreneurial university: The case of higher education in a developing country. International Journal of Technology Management, 78(1–2), 52–69. Etzkowitz, H. (1983a). Entrepreneurial scientists and entrepreneurial universities in American academic science. Minerva, 21(2–3), 198–233 Guerrero, M., Urbano, D., & Fayolle, A. (2016). Entrepreneurial activity and regional competitiveness: Evidence from European entrepreneurial universities. Journal of Technology Transfer, 41(1), 105–131.