Resumo

Título do Artigo

MOBILIDADE EM CIDADES INTELIGENTES: UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE AS TECNOLOGIAS USADAS NO TRANSPORTE PÚBLICO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Mobilidade
Inteligente
Tecnologia

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Governo Eletrônico e TICs para Desenvolvimento

Autores

Nome
1 - Ana Clara Veloso Nogueira
FACULDADE IBMEC (IBMEC) - BELO HORIZONTE
2 - MARCONI MARTINS DE LAIA
FACULDADE IBMEC (IBMEC) - Belo Horizonte

Reumo

As cidades desempenham um papel primordial nos aspectos sociais e econômicos em todo o mundo e têm um grande impacto no meio ambiente. Um dos desafios mais críticos dos centros urbanos relaciona-se à mobilidade urbana. Em muitas ocasiões, ele tem sido enfrentado por meio de tecnologias de informática e as telecomunicações (TICs), ajudando a criar o que se chama de cidades inteligentes. Uma das formas de compreender os avanços das smart cities e seus efeitos sobre a mobilidade urbana é através de estudos de revisão de literatura. Por meio deles é possível entender o estado da arte da temática.
A partir de uma revisão de literatura, quais são os conceitos que compõem a base tecnológica para sustentar a implementação de mobilidade inteligente em sistemas de transporte público?
A fundamentação teórica foi embasada nos conceitos de cidades inteligentes, mobilidade inteligente, sistemas de transporte inteligente e conceitos tecnológicos aplicados à mobilidade. Foi possível mostrar que o conceito de cidade inteligente está vinculado ao avanço das TICs que permitem a captação, transmissão e distribuição das informações de forma precisa e rápida, através de telecomunicações, internet e outros meios. Por meio da TIC é possível a criação de sistemas de transporte inteligentes de maneira a melhorar a eficiência operacional das cidades.
Em algumas cidades do mundo, atualmente, já existe uma grande busca para transformar os meios de transportes públicos existentes em sistemas inteligentes de transporte (ITS) com o objetivo de solucionar problemas na mobilidade urbana. Para que isso seja conquistado, é necessário ter uma base de sustentação tecnológica sólida, como foi possível observar nos artigos selecionados, além de um interesse por parte do governo em integrar empresas privadas e cidadãos a contribuírem também de forma construtiva para o bem de todos.
O estudo responde à pergunta de pesquisa e identifica as TICs que são a base tecnológica para sustentar a implementação de mobilidade inteligente em sistemas de transporte público. O objetivo de identificar e compreender quais são as tecnologias mais relevantes para tornar o transporte público eficiente e sustentável foi alcançado, além de terem sido apresentados alguns dos os desafios para o desenvolvimento de um sistema de transporte inteligente.
Albino, V; Berardi, U; Dangelico, RM (2015). Batty, M; Axhausen, KW; Giannotti, F; Pozdnoukhov, A; Bazzani, A; Wachowicz, M; Ouzounis, G; Portugali, Y (2012). Benevolo, Clara & Dameri, Renata & D’Auria, Beatrice. (2016). Smart Mobility in Smart City. Action taxonomy, ICT intensity and public benefits. 10.1007/978-3-319-23784-8_2. Botta, A; de Donato, W; Persico, V; Pescape, A (2016). Caragliu, A; Del Bo, C; Nijkamp, P (2011). Neirotti, P; De Marco, A; Cagliano, AC; Mangano, G; Scorrano, F (2014). Zanella, A; Bui, N; Castellani, A; Vangelista, L; Zorzi, M (2014).