Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DOS RELATÓRIOS INTEGRADOS DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Relato Integrado
Capitais
Instituições Financeiras

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão Socioambiental

Autores

Nome
1 - Vivian Maira Anschau
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - PPGCONT
2 - Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Programa de Pós Graduação em Controladoria e Contabilidade

Reumo

A pandemia instaurou uma grande mobilização para que pessoas do mundo todo adotassem o distanciamento social como medida preventiva e com isso, ocasionou grandes impactos econômicos e sociais. Assim, com intuito de realizar a divulgação dos principais efeitos da pandemia, avalia-se a importância dos relatórios corporativos das empresas, com destaque para utilização da estrutura do Relato Integrado (RI). Segundo o International Integrated Reporting Council (IIRC), o foco principal do RI é de mostrar a capacidade que uma organização tem de gerar valor no curto, médio e longo prazos.
O RI é uma forma de apresentação holística e concisa dos diversos tipos de relatórios corporativos elaborados pelas organizações, como por exemplo, os relatórios financeiros e de sustentabilidade. Assim, em relação ao contexto investigado, foram analisados os relatórios integrados das principais instituições financeiras privadas do Brasil, uma vez que essas, passaram a adotar algumas medidas especiais no atendimento de seus clientes e apoiar o funcionamento da economia no contexto da pandemia. Os impactos da pandemia surgem como uma nova situação na forma de divulgação dessas informações.
Por se tratar de um relatório voluntário, com uma abordagem mais flexível e sem restrições legais, o RI pode ser utilizado como um instrumento fundamental para descrever as implicações do COVID-19 na gestão empresarial (GARCÍA-SÁNCHEZ et al., 2020). Assim, a questão problema deste estudo é a seguinte: Quais são as principais mudanças nos relatórios integrados de instituições financeiras motivadas pelo contexto da pandemia?
Para buscar alcançar o objetivo e problema proposto, é utilizado como procedimento uma pesquisa documental, onde são analisados os relatórios integrados das instituições financeiras que pertencem a amostra deste estudo. A técnica de dados utilizada para a avaliação foi o checklist resultado do estudo de (GARCÍA-SÁNCHEZ et al., 2020), os quais realizaram o levantamento das principais mudanças nas informações sobre os Capitais da Estrutura Conceitual do RI no contexto da pandemia e realizaram uma revisão desses capitais. A partir disso, é utilizada a técnica de análise documental e de conteúdo.
Em uma primeira análise, avalia-se que as três instituições financeiras reportaram informações referente ao contexto da pandemia em todos os capitais, comprovando que todas elas trouxeram novas informações para seus relatórios integrados. Além disso, em uma segunda análise, foi possível avaliar que o Capital que teve uma maior quantidade de informações divulgadas, nas três instituições, foi o Capital Social e relacionado a ele o item "Informações sobre o apoio à sociedade em termos monetários e não monetários e à comunidade científica" foi um dos itens com maior quantidade de dados reportado.
Os intensos impactos da pandemia nos modelos de negócios das organizações exigem uma avaliação nas práticas de relatórios e a divulgação das informações acabam sendo uma necessidade significativa para demonstrar os impactos da pandemia (GARCÍA-SÁNCHEZ et al., 2020). Os resultados deste estudo contribuem em aferir sobre as principais mudanças nos relatórios integrados no contexto da pandemia e para auxiliar no aperfeiçoamento dos relatórios, beneficiando tanto as empresas quanto os stakeholders interessados nas informações para avaliar os impactos da pandemia.