Resumo

Título do Artigo

Oportunidades de Desenvolvimento no Trabalho e Prontidão Para a Aprendizagem a Partir de Erros: um estudo com profissionais da área de gestão de pessoas
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Prontidão para a aprendizagem a partir de erros no
Oportunidades de desenvolvimento no trabalho.
Aprendizagem a partir de erros no trabalho

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Silvania da Silva Onça
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA) - IESB
2 - Diógenes de Souza Bido
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas

Reumo

Decius, Schaper e Seifert (2021) usaram antecedentes no nível do indivíduo e no nível da organização para explicar a variação da aprendizagem informal no local de trabalho, e a presente pesquisa usou uma abordagem similar para explicar a aprendizagem a partir dos erros (APE) e os comportamentos inovadores no trabalho (CIT), ou seja, no nível da organização, as oportunidades de desenvolvimento no trabalho (OD) e no nível dos indivíduos, a prontidão para a aprendizagem a partir de erros no trabalho (PAET).
Essa pesquisa inova ao propor, definir e operacionalizar o construto PAET. Em primeiro lugar, porque preditores fracamente relacionados com a APE, como a motivação intrínseca (ZHOU; MAO; TANG, 2020) podem ser inúteis do ponto de vista prático. Em segundo lugar, pensar em um construto com maior poder explicativo e que pudesse ser influenciado pela gestão, poderia gerar algum impacto futuro se for levado em conta nas decisões. Assim, o objetivo geral deste estudo é analisar o efeito das OD e da PAET, na aprendizagem a partir de erros no trabalho e nos comportamentos inovadores no trabalho.
A aprendizagem a partir dos erros no trabalho é aquela adquirida diante de um erro, para aplicação futura (FRESE et al., 1987). Oportunidades de desenvolvimento no trabalho é ver o espaço para criar e identificar oportunidades para aprender (BARTRAM et al., 1993). A Prontidão para a aprendizagem a partir de erros no trabalho é definida pioneiramente, neste estudo, como “Grau em que um trabalhador reconhece que precisa aprender algo com os próprios erros para corrigir ou fazer melhor seu trabalho”.
Os itens do questionário foram desenvolvidos de modo que as opções de respostas fossem diferentes, procurando minorar a possibilidade de ocorrência do viés do método comum. As hipóteses foram testadas por meio da modelagem de equações estruturais a partir de uma amostra de 263 profissionais do departamento de Gestão de pessoas de organizações brasileiras.
Obteve-se variância média extraída acima de 50% e confiabilidade composta superior a 0,7 para todos os construtos. Todas as hipóteses foram confirmadas com coeficientes estruturais significantes. Prontidão para a aprendizagem apresentou efeito significante tanto na aprendizagem (0,463) quanto no comportamento inovador no trabalho (0,194). Oportunidades de Desenvolvimento apresentou efeito significante tanto na aprendizagem (0,125) quanto no comportamento inovador no trabalho (0,281).
A hipótese H1 foi confirmada, mas o tamanho do efeito foi pequeno, não sendo útil para se propor implicações práticas. A prontidão para a aprendizagem teve uma relação maios forte com a aprendizagem a partir dos erros (H2) do que a motivação intrínseca (ZHOU; MAO; TANG, 2020). Os antecedentes confirmados nas hipóteses H3, H4 e H5 promovem os CIT, que promovem resultados positivos como o comprometimento organizacional (MUTONYI; SLÅTTEN; LIEN, 2021), aumenta ainda mais a importância de se monitorar e criar condições promotoras da prontidão e da aprendizagem a partir dos erros.
FARNESE, M. L.; FIDA, R.; PICOCO, M. Error orientation at work: Dimensionality and relationships with errors and organizational cultural factors. Current Psychology, [s. l.], 2020. FRESE, M. et al. Goal-orientation and planfulness: Action styles as personality concepts. Journal of Personality and Social Psychology, v.52, p.1182-1194, 1987. RYBOWIAK, V. et al. Error Orientation Questionnaire (EOQ): reliability, validity, and different. Journal of Organizational Behavior, v. 20, n. 4, p. 527–547, 1999.