1 - ELIAS RICARDO DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Propad
2 - Fernando Gomes de Paiva Júnior UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Ciências Administrativas
3 - Dannielly Leandro de Sousa Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Recife
Reumo
O estudo apresenta os resultados de pesquisa realizada ao uso da rede social Instagram como ferramenta administrativa de transmissão de informações e mudança de cultura na perspectiva da prevenção da violência contra a mulher. Foi adotada a teoria de Stuart Hall no que se refere à representação da formação cultural das pessoas. A pesquisa consiste no método qualitativo com análise das publicações realizadas pelo perfil de uma instituição de segurança pública. A análise dos dados se centra na Grounded Theory.
A violência contra a mulher por meio da misoginia ocorre há muito tempo e atualmente tem-se o crime de homicídio com a tipificação por feminicídio (quando o crime é cometido por uma questão de gênero). Desta forma, a administração pública pode inovar e empreender ao usar o Instagram como uma ferramenta para divulgar e promover uma cultura de não-violência contra a mulher. Assim a análise se pautou nesta perspectiva de investigar o quanto as publicações incentivaram e promoveram mensagens de defesa aos direitos das mulheres.
Por meio da teoria da representação descrita por Stuart Hall, foi realizada uma análise qualitativa nas fotografias, textos, vídeos e artes conceituais que apresentassem mulheres no perfil do Instagram da polícia civil de Pernambuco entre 2018 e 2021. Através do método da teoria fundamentada foram com o avanço das análises construindo os códigos existentes para se encontrar a convergência com a teoria já mencionada. Por meio do uso do aplicativo Atlas.ti foi realizada todo o processo de codificação e análise inicial.
A violência contra a mulher é uma questão cultural e atualmente os entes governamentais tentam combater sob diversos ângulos, contudo, o foco ainda é na repressão por meio das prisões realizadas dos agentes agressores. As mídias sociais são importantes não apenas para a divulgação das ações institucionais, mas também podem servir no uso da promoção para uma cultura de paz e promoção da equidade de gênero. A cultura da misoginia é perpassada por gerações e são necessários muitos aportes para romper com essa violência. Os entes públicos podem atuar de forma mais eficaz nesse processo.
Os resultados demonstram que é possível utilizar o Instagram como uma ferramenta administrativa para uma promoção da prevenção da violência contra a mulher. Dentre as 1.232 publicações, 418 inserções (vídeo, foto e texto) fizeram referência a mulher, desde a proteção e preservação do direito até a promoção do equilíbrio de gênero. Por meio de entrevistas coletivas, as mulheres ganharam destaque e tiveram suas ações multiplicadas para as mídias digitais e jornais televisivos. A administração pública atuou de forma direta nessa nova perspectiva por meio da ferramenta Instagram.
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