Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA EFICIÊNCIA NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS PARTIR DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Resíduos sólidos urbanos
Gestão
Análise Envoltória de Dados

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - ISLLA THAIRINE DA SILVA SOARES
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - FCAP
2 - José Luiz Alves
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Faculdade de Administração e Direito
3 - Italo Cavalcante da Silva Soares
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Campus do Agreste
4 - Sandro Valença
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Campus do Agreste

Reumo

A gestão de resíduos sólidos é uma preocupação latente na sociedade moderna, visto que as taxas de geração de resíduos aumentam em todo o mundo (World Bank, 2019). Desde 2010, com a Lei nº 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), houve um esforço maior em reduzir a quantidade de resíduos produzidos no Brasil e em fornecer uma destinação ambiental adequada a eles. Porém, a PNRS não conseguiu ser implementada em todos os municípios brasileiros (SELURB, 2019; BRASIL, 2020). Assim, ferramentas de gestão eficazes são necessárias para o adequado gerenciamento.
Um dos principais desafios ambientais atuais enfrentado pela sociedade é a problemática envolvendo os resíduos sólidos urbanos (RSU) (RAMACHANDRA et al., 2018), em função dos danos que o mau gerenciamento causa à sociedade e ao meio ambiente. Este estudo tem por objetivo realizar uma pesquisa bibliométrica para explorar artigos científicos que adotaram a ferramenta de análise envoltória de dados para mensurar a eficiência na gestão de RSU. São objetivos específicos (i) identificar os inputs e outputs utilizados nas pesquisas e (ii) descrever os objetivos dos artigos selecionais para a amostra.
A PNRS reúne o conjunto de princípios, objetivos, instrumentos, diretrizes, metas e ações adotados pelo Governo Federal, isoladamente ou em regime de cooperação com outros entes federados ou particulares, com vistas à gestão integrada e ao gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos. A Análise Envoltória de Dados é uma ferramenta matemática, desenvolvida por Charnes, Cooper e Rhodes, (1978), que mede a eficiência relativa de unidades produtivas. A produtividade é medida a partir de entradas (inputs) que são consumidas no processo e das saídas (outputs) que se têm como resultado.
A amostra da pesquisa é composta por 21 artigos, publicados em 15 periódicos distintos, indexados na base de dados Web of Science. A quantidade de resíduos, seja gerada, coletada, reciclada e/ou tratada, aparece em 18 dos 21 artigos, como input e/ou output. Tal resultado ratifica que a quantidade de resíduos é um dado importante para estratégias de gestão de RSU na dimensão ambiental de indicadores. Como entrada no sistema, é fundamental considerar a produção dos RSU para conhecer os fatores que alimentam o processo. Quando saída, a quantidade de resíduos revela a capacidade de processamento.
Depreende-se que a análise envoltória de dados ainda não é uma ferramenta vastamente utilizada para medir a eficiência da gestão dos RSU. Uma hipótese para esse resultado, que merece ser investigada em estudos futuros, está relacionada a ausência de conhecimentos técnicos e conceituais sobre a ferramenta. Considerando o pequeno universo de artigos na Web of Science sobre a temática, sugere-se a realização de novas pesquisas em outras bases de dados para que se verifique a ocorrência de outros inputs ou outputs além dos que já foram identificados nesta pesquisa.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Brasília, 2020. BRASIL. Lei n. 12.305 de 02 de agosto de 2010. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília DF, 2010. CHARNES, A.; COOPER, W. W.; RHODES, E. Measuring the efficiency of decision-making units. European Journal of Operational Research, v. 2, n. 6, p. 429-444, 1978. RAMACHANDRA, T. V. et al. Municipal solid waste: generation, composition and GHG emissions in Bangalore, India. Renewable and Sustainable Energy Reviews, 82, 1122.