Resumo

Título do Artigo

SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DO GRAU DE MATURIDADE DE EMPRESAS DO COMPLEXO PORTUÁRIO DO RIO GRANDE
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gestão Ambiental
Níveis de Maturidade
Zonas Portuárias

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão Socioambiental

Autores

Nome
1 - Daiane Gonçalves da Fontoura
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) - ICEAC
2 - Samuel Vinicius Bonato
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) - ICEAC
3 - ALINE CAFRUNI GULARTE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - DEPARTAMENTO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Reumo

O modal aquaviário, possui um importante papel para o processo de integração da economia mundial. Contudo, detém uma grande parcela de atividades que contribuem para o desequilíbrio ambiental. Dessa forma, faz-se necessário, o desenvolvimento de iniciativas, instrumentos e gestão adequadas que permitam ações que mitiguem os impactos gerados e contribuam para a conservação de suas zonas ambientais. É válido analisar e conhecer sobre as políticas ambientais, o planejamento e as metas que fazem parte da estrutura organizacional da empresa.
Nesse contexto, reproduzir a maturidade através de representação de níveis ajuda a qualificar a empresa quanto seu planejamento para atingir seus objetivos e as melhores práticas, sendo que a representação negativa atualiza a organização para adequar-se buscando alcançar melhorias. A pesquisa analisa o nível de maturidade da gestão ambiental de empresas privadas, (setor terceirizado), do Complexo Portuário de Rio Grande - RS, Brasil.
Diante dos impactos ambientais em decorrência das atividades portuárias, verifica-se a presença efetiva de uma lacuna teórica associada ao nível de gestão destas empresas configurando o problema dessa pesquisa. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar os níveis de maturidade do sistema de gestão ambiental das empresas do setor privado do Porto de Rio Grande.
A pesquisa realizada é de natureza aplicada visto que o estudo objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Quanto ao ponto de vista de seus objetivos, a pesquisa é exploratória e descritiva, seguindo as etapas: (i) Reconhecimento do campo de estudos; (ii) levantamento bibliográfico (pesquisa desk); (iii) construção e aplicação do instrumento de pesquisa; e, (iv) análise e interpretação dos resultados. Para a análise dos dados, foi aplicado o instrumento de maturidade com duas empresas situadas no porto de Rio Grande.
Da análise construída, através da escala de maturidade, as empresas respondentes, foram enquadradas no nível - Iniciativa Proativa (IPro) comprovando que essas estão tendo uma percepção inicial para antecipar as questões e impactos ambientais, na execução das práticas e das ações para serem formalizadas. Contudo, a integração dos órgãos que ministram todas essas organizações privadas e concentram suas atividades de regulamentação de conformidade legal devem, aliadas a esse desenvolvimento de gestão, a conscientizar em senso comum o envolvimento coletivo.
A prática vivenciada através do estudo sugere que existem processos participativos - proativos na gestão ambiental das empresas respondentes. Não obstante, o conhecimento do nível da maturidade auxilia todo o sistema pois, as ações implementadas podem reduzir os impactos ambientais e os danos sociais causados as Zonas Portuárias em um nível global.