Resumo

Título do Artigo

Fantasmas da pirâmide
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Empreendedorismo
Inclusão bancária
Plano de negócio

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Fernanda Carla Wasner Vasconcelos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Escola de Engenharia
2 - Rafael Alves de Araujo Castilho
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Coração Eucarístico
3 - Renato Lúcio Pinho
Caixa Econômica Federal - REGOV

Reumo

O tema inclusão bancária deve ser visto não só como uma política pública por parte do Governo Federal mas, sim, como diretriz rentável e necessária para as instituições financeiras. Fantasmas da pirâmide analisa o processo de inclusão bancária dos indivíduos que compõem a base da pirâmide como empreendedores criativos e consumidores conscientes. Espera-se que os alunos apliquem o conhecimento teórico adquirido nas diferentes temáticas que o caso apresenta; criem argumentos consistentes e tenham uma visão integrada para propor soluções que favoreçam a inclusão bancária desses empreendedores.
Propiciar aos leitores um momento de aprendizagem a partir de um diálogo sobre administração e gestão de empresas, marketing e empreendedorismo, criando argumentos consistentes para discutir esse caso-problema que apresenta a percepção do micro e pequeno empreendedor pertencentes à base da pirâmide social referentes à sua inclusão nos serviços e produtos oferecidos pelas instituições financeiras e, propor soluções considerando as interfaces das temáticas.
Como instrumento de coleta de dados, foram adotadas observação participante e entrevista semiestruturada, aplicada a trinta e sete empreendedores sempre com a presença de um facilitador residente no Aglomerado da Serra (BH/MG). Os entrevistados foram escolhidos pelo critério de acessibilidade, considerando empreendedores formais e informais; beneficiários ou não do Programa Bolsa Família; que possuíssem ou não conta bancária, em agosto de 2014. Empreendedores de todas as vilas do Aglomerado da Serra foram entrevistados na presença do facilitador que conhecia os sujeitos e área de estudo.
O caso de ensino “Fantasmas da pirâmide” é aconselhado para ser utilizado em disciplinas que envolvam temáticas, tais como: empreendedorismo; inovação; gestão e estratégias de marketing; responsabilidade social nas organizações; sustentabilidade e cidadania; micro, pequenas e médias empresas; administração de novos negócios; negócios sociais de impacto; homem-cultura-sociedade; políticas públicas; diagnóstico e intervenção social; economia criativa; plano de negócios e introdução à pesquisa.
BASTOS, M. F.; SOUZA NETO, B. de. Não manual de empreendedorismo. Divinópolis: Artigo A, 2018. OSTERWALDER, A. Business Model Generation - Inovação em Modelos de Negócios. Alta Books, 2011. PRAHALAD, C. K. A riqueza na base da pirâmide: como erradicar a pobreza com o lucro. Porto Alegre: Bookman, 2010. YUNUS, M. Criando um Negócio Social: como iniciativas economicamente viáveis podem solucionar os grandes problemas da sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.