Resumo

Título do Artigo

RACIONALIDADE E INTUIÇÃO NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO: O CASO DE UM PROJETO CRIATIVO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Tomada de decisão
Teoria Effectuation
Economia Criativa

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Clarice Zimmermann
Universidade Regional de Blumenau - FURB - Programa de Pós-Grad. em Administração
2 - Sílvio Luís de Vasconcellos
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo/SP
3 - Gérson Tontini
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Mestrado em Administração

Reumo

Os modos de pensar podem ser classificados em racionais e intuitivos, seguindo lógicas Causation e Effectuation. Utilizando deste arcabouço teórico, o objeto estudado por meio de um estudo de caso, foi o projeto de animação Boris e Rufus, série de animação produzida pela Belli Studio e sua consequente internacionalização. A escolha de um projeto na indústria criativa deve-se à constatação de que a criatividade está sendo cada vez mais valorizada mundialmente, por ser um recurso ilimitado e inerente a todos os seres humanos com reflexos sobre a economia mundial.
A pesquisa tem como objetivo explicar como acontecem os processos de tomada de decisão no contexto da economia criativa. Empresas da economia criativa são flexíveis e inovadoras, utilizam tecnologia e tem como ativo a criatividade. O estudo procurou verificar é se esta habilidade cognitiva transcende para a estratégia de empresa e na tomada de decisão do administrador e como os efeitos das lógicas predominantes nos processos decisórios acontecem em um projeto criativo inserido na economia criativa, dado poucos estudos sobre o tema.
Racionalidade e intuição, teoria da racionalidade limitada - Daniel Kahneman, Herbert Simon (Os autores gannaram dois premios nobels sobre o tema) Causation e Effectuation - Saras Sarasvathy Nesta pesquisa considerou-se os modos de pensar classificados em racionais e intuitivos, seguindo lógicas Causation e Effectuation
Pesquisa qualitativa, triangulando dados secundários e primários, com entrevistas entre os envolvidos no projeto de animação, tanto de dentro, quanto externamente à empresa, direcionando a unidade de análise para o projeto. A análise dos dados feita por meio de análise processual, através de emprego de narrativa, escalonamento temporal e mapas visuais, para explicar as nuances entre as lógicas de tomadas de decisão propostas no objetivo da pesquisa.
A análise foi dividida em três fases. A primeira fase retrata os antecedentes do projeto e possibilita situar o cenário em que as decisões permitiram que o projeto nascesse. A segunda fase inicia com a assinatura do contrato firmado entre a Disney da América Latina e a Belli Studio até a estreia da série na Disney XD, ensejando o processo de produção. O Evento que marca a fase três é a estreia da série na Disney XD, que possibilita o desenvolvimento de licenciamento de marca e licenciamento de animação para outros meios de mídia e finaliza com a estreia da segunda temporada da série.
Concluiu-se que o processo de tomada de decisão desta indústria são intuitivas com predominância da lógica effectuation, calibradas por decisões racionais, características da lógica causation, visando a viabilização do projeto. Como contribuição, identificou-se que decisões effectuation calibram racionalidade e intuição intermitentemente.
Barnard, C. I. (1938). The functions of the executive. Cambridge, MA: Harvard University. Sarasvathy, Saras D. (2001a). Causation and effectuation: Toward a theoretical shift from economic inevitability to entrepreneurial contingency. Academy of Management Review, 26(2), 243–263. Sarasvathy, Saras D. (2001b). What Makes Entrepreneurs Entrepreneurial? Business & Society Review (00453609), 17, 18. Simon, H. A. (1965). Administrative decision making. Public Administration Review, 31–37. Kahneman, D. (2003). A Perspective on Judgment and Choice: Mapping Bounded Rationality. American Psychologist,