Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL E COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: proposta de um modelo conceitual integrado
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gestão de Pessoas
Liderança Transformacional
Comprometimento Organizacional

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Daniel dos Reis Pedrosa
Centro Universitário UNIHORIZONTES - Santo Agostinho
2 - Marina de Almeida Cruz
Centro Universitário Unihorizontes - MG - Bairro Santo Agostinho - Belo Horizonte

Reumo

O papel da liderança tem ocupado um campo central nas discussões na temática de gestão de pessoas, com pesquisas voltadas para os estilos de liderança e destaque para a liderança transformacional. Os achados empíricos perpassam as estratégias e ferramentas gerenciais utilizadas para o alcance dos resultados esperados pelas organizações e apontam para o comprometimento organizacional. A relação entre a gestão de pessoas, o papel da liderança transformacional e o comprometimento dos indivíduos no contexto da organização são apresentados em um modelo conceitual integrado.
O estudo tem como problema de pesquisa como o comprometimento organizacional pode ser relacionado às políticas de gestão de pessoas e aos papeis de liderança transformacional nas organizações? Por meio de uma revisão narrativa da literatura, objetiva-se trazer o tema à discussão e abordar o papel de liderança transformacional para o alcance do comprometimento organizacional.
O papel da liderança tem sido estudado, destacando-se os estudos sobre os estilos de liderança. Sobre a influência das equipes, verifica-se que os líderes possuem um papel fundamental na organização. Os estilos de liderança podem ser definidos em: relacionamento, tarefa e situação. A Liderança Transformacional pode ser identificada como: influência idealizada; motivação inspiradora; estímulo intelectual e consideração individualizada. O comprometimento organizacional pode ser identificado como: afetivo; instrumental; normativo e afiliativo.
As políticas de gestão de pessoas são fortes preditores de comprometimento organizacional e satisfação no trabalho. A partir desse raciocínio visualiza-se uma relação entre as políticas de gestão de pessoas, os antecedentes de comprometimento organizacional e os tipos de comprometimento. Apresenta-se um modelo conceitual integrado baseado em uma cadeia de sistemas com início na gestão de pessoas, com suas políticas e sua ligação estreita com o papel de liderança, coadunando com o comprometimento organizacional, visto que as pessoas estão presentes em todos os processos da organização.
O presente artigo apresentou uma discussão sobre o tema da liderança, perpassando sua importância na política de gestão de pessoas, com seus estilos, atributos e competências. O resultado foi a elaboração de um modelo conceitual integrado em que é possível visualizar essa conexão entre a gestão de pessoas e suas políticas com o papel da liderança, fundamentando o comprometimento organizacional percebido na organização. Verificou-se, ainda, que o papel da Gestão de Pessoas na manutenção do vínculo está cada vez mais ligada ao papel de liderança exercido na organização.
DEMO, G.; et al. Políticas de gestão de pessoas, comprometimento organizacional e satisfação no trabalho na livraria cultura. Revista Alcance-Eletrônica, v. 20, n. 2, p. 237–254, 2013. SILVA, P. L. DA; et al. F. Estilo do líder e comprometimento dos liderados: associando construtos em busca de possíveis relações. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 21, n. 2, p. 291–311, abr. 2019. SIMON, J.; COLTRE, S. M. O comprometimento organizacional afetivo, instrumental e normativo: estudo de caso de uma empresa familiar. Qualitas Revista Eletrônica, v. 13, n. 1, p. 4–23, 23 maio 2012.