Resumo

Título do Artigo

Incivilidade no Meio Educacional: indicativos pela percepção dos professores da rede básica de ensino
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Palavras Chave

Incivilidade
Incivilidade no Trabalho
Professores

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Comportamento Humano

Autores

Nome
1 - Talita Gonçalves Posser
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa Maria
2 - Vânia Medianeira Flores Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Departamento de Ciências Administrativas
3 - Paula Balardin Ribeiro Aragão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa Maria
4 - Roger da Silva Wegner
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - PPGA
5 - DAMIANA MACHADO DE ALMEIDA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - PPGA

Reumo

No local de trabalho podem suceder-se condutas como observações depreciativas de alguém, gritos, insultos, não ouvir o outro com atenção, evitar contato com o colega e o abordar utilizando termos não profissionais, atos esses que são denominados incivilidade (CORTINA,2008). A incivilidade no local de trabalho é entendida como uma forma de mau trato interpessoal que contamina o ambiente de trabalho e a vida social dos indivíduos. Logo, deve-se proporcionar um bom ambiente de trabalho é fundamental para o bom desempenho das atividades laborais, inclusive para a profissional docente.
Diante da importância do professor para a sociedade e a relevância de aprofundar o debate sobre incivilidade no ambiente de trabalho pela ótica da Administração, esse estudo será guiado pelo problema de pesquisa: Quais os índices de incivilidade no trabalho no contexto dos professores da educação básica de instituições de ensino públicas e privadas de Santa Maria/RS? Para responder essa indagação, foi estabelecido o objetivo de identificar e comparar os índices de incivilidade no trabalho na percepção dos professores da educação básica de instituições públicas e privadas de Santa Maria/RS.
A incivilidade no local de trabalho é definida como um comportamento desviante de baixa intensidade com a intenção ambígua para prejudicar o alvo, em violação das normas do local de trabalho para o respeito mútuo, com condutas caracteristicamente rudes e descortês, exibindo uma falta de consideração pelos outros (ANDERSSON; PEARSON, 1999). Assim, a incivilidade conduz a uma série de resultados organizacionais negativos tais como diminuição do compromisso, satisfação no trabalho, presença no trabalho, aumento da desviância, redução dos comportamentos de cidadania e desempenho.
A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário de pesquisa,composto por duas partes: Parte I-Dados pessoais e ocupacionais e Parte II-Escala de Incivilidade no Trabalho, desenvolvida por Cortina et al.(2011) e validada no Brasil por Tonin(2018),constituída de 12 afirmativas estruturadas em uma escala Likert de 5 pontos,variando entre “Nunca” a “Sempre”. Os dados foram analisados por análise descritiva da Parte I, a consistência interna da escala por meio do cálculo do coeficiente Alpha de Cronbach e tabelas cruzadas entre entre a natureza da instituição e as variáveis do construto
A partir dos resultados obtidos pode-se inferir que os professores participantes sofreram baixos índices de incivilidade no trabalho,com uma média geral de 1,64.Não há uma diferença significativa entre os índices de incivilidade entre os professores da educação básica de instituições públicas (média=1,62, desviop.=0,78) e privadas (média=1,64, desvio p.=0,99),portanto entende-se que no contexto pesquisado a natureza da instituição não influencia os índices de de incivilidade no trabalho, sendo que a confiabilidade do instrumento foi de 0,90.
Ao contrário da maioria dos estudos publicados, os resultados encontrados evidenciam-se que os comportamentos incivis, de modo geral, acontecem com pouca frequência na amostra pesquisada. Ainda assim é necessário que estratégias sejam desenvolvidas e implementadas visando evitar que esse que esses atos se propaguem, mesmo quando não aparentam importância, já que podem afetar os indivíduos tanto no nível psicológico quanto no âmbito profissional, sendo necessário que estratégias sejam implementadas visando diminuir essas práticas no ambiente organizacional.
ANDERSSON, L. M.; PEARSON, C. M. Tit for tat? The spiraling effect of incivility in the workplace. Academy Management Review, v. 24, n. 3, p. 452-471, 1999. CORTINA, L. M. Unseen injustice: Inciviliy as modern discrimination in organizations. Academy of Management Review, v. 33, n. 1, p. 55-75, 2008. TONIN, S. Adaptação e Validação Transcultural da Escala de Incivilidade no Trabalho. 2018. 134 f. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.