Resumo

Título do Artigo

O SENTIMENTO DOS EARNINGS RELEASES EM TEMPOS DE COVID-19: UMA ANÁLISE DO SETOR DE TRANSPORTE AÉREO BRASILEIRO
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Palavras Chave

Sentimento Textual
Earnings Releases
Gerenciamento de Impressão

Área

Finanças

Tema

Contabilidade para usuários externos

Autores

Nome
1 - Maria Daniella de Oliveira Pereira da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - CCSA

Reumo

A pandemia da COVID-19 tem provocado diversos impactos sobre os setores da economia e gerado muitas incertezas no mercado. O setor de transporte aéreo do Brasil é o segundo mais afetado pela crise ocasionada pela COVID-19. Em períodos de maior incerteza, a informação desempenha um importante papel na economia, uma importante fonte de comunicação e prestação de contas aos investidores são os earnings releases, que tratam de narrativas com explicações sobre fatores que influenciaram os resultados do período, tais como as receitas e demais questões relevantes para o semestre em análise.
O estudo se propõe a analisar o sentimento das narrativas dos earnings releases, em relação ao desempenho financeiro das empresas do setor de transporte aéreo brasileiro em tempos COVID-19, visando responder se o sentimento utilizado nos earnings releases é influenciado pelo desempenho financeiro da empresa?
As empresas sinalizam uma tendência otimista na apresentação dos seus relatórios, sejam eles obrigatórios ou voluntários, oriunda do favorecimento de palavras positivas na composição das narrativas empregadas. Diante do contexto da crise sanitária provada pela COVID-19 que afeta indiscriminadamente todas as organizações, diante da importância relatada sobre as narrativas contábeis e com base das evidências sobre gerenciamento linguístico em relatórios a hipótese da pesquisa é que o sentimento das narrativas dos earnings releases não é influenciado pelo desempenho financeiro da empresa.
A pesquisa delimitou-se a analisar as narrativas contábeis apresentadas nas earnings releases das empresas do setor de transporte aéreo brasileiro que apresentavam ações negociadas na bolsa de valores Brasil, Bolsa, Balcão (B3). A análise restringiu-se ao período referente ao primeiro semestre de 2019 até o segundo semestre de 2020. Os earnings releases das empresas foram analisadas com base no sentimento das narrativas contábeis utilizadas no documento. O sentimento foi extraído por inteligência artificial, através de linguagem natural de processamento, com algoritmo de machine learning.
As evidências empíricas mostram que o sentimento dos earnings releases das empresas aéreas, em geral, são otimistas ao longo do tempo. No entanto, desde o segundo trimestre de 2019 são registradas quedas de otimismo, as reduções entre o segundo e quarto trimestre de 2019 podem ser explicadas pelas grandes mudanças que ocorreram no setor, como a saída da empresa Avianca do Brasil, o aumento no preço do combustível e as tendências de aumento na taxa câmbio, elevando os custos da atividade. Confrontando o sentimento com o desempenho das empresas consta-se que não existe uma relação direta.
As empresas aéreas costumam apresentar, em média, um sentimento otimista na apresentação dos seus resultados, mesmo diante da pandemia de COVID-19 e desempenhos financeiros ruis com prejuízos. No entanto, cabe salientar que diante da pandemia, ocorreu uma queda no nível de otimismo, em comparação ao mesmo trimestre de 2019. Portanto, o sentimento dos earnings releases parece não ter relação direta com o desempenho financeiro das empresas analisadas, levantando indícios de gerenciamento de impressão na construção dos relatórios.
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