Resumo

Título do Artigo

ESPELHOS COMPARATIVOS INTERNACIONAIS: proposta metodológica à pesquisa qualitativa em administração
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Metodologia qualitativa
Espelhos comparativos internacionais
Ensino superior

Área

Artigos Aplicados

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - Ives Romero Tavares do Nascimento
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social / Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

Este texto é fruto de uma pesquisa que identificou as bases político-institucionais de criação da Universidade Federal do Cariri (UFCA), no Ceará. Para que a investigação fosse possível, muitos “caminhos metodológicos” foram percorridos. Nesse cerne, um desses trajetos inspirou a construção de um modelo de elaboração de análises comparativas para a pesquisa qualitativa em Administração, com foco em experiências de reconfiguração organizacionais num plano nacional-internacional: a experiência de motagem da atual estrutura institucional da Universidade de Lisboa, em Portugal.
O foco aqui é estabelecer a contribuição metodológico-analítica construída por uma investigação científica que traçou os pilares político-institucionais de criação da UFCA, no ano de 2013, no sul do Estado do Ceará, mais precisamente na Região do Cariri (uma das razões de seu nome). Na busca por se compreender nuances sobre esse processo, revelou-se haver (à época) uma ligação entre uma latente necessidade local por melhor profissionalização para o trabalho e uma política pública nacional de apoio à reestruturação e expansão do ensino superior no Brasil: o Reuni.
A montagem da UFCA, enquanto parte de uma política pública nacional robusta, envolveu uma série de novas formas de se concretizar empreendimentos deste tipo: alinhamento entre demandas e negociações desde o plano local até o federal, e vice-versa; articulações entre diferentes setores e grupos de interesses; e delineamento pedagógico alinhado às perspectivas de desenvolvimento. Diante disso, qualquer análise científica não poderia envolver variáveis de baixa complexidade. Assim, uma possível solução pautou-se na construção de um espelho de comparação entre outros modelos institucionais.
A lacuna observada foi preenchida pela experiência da Universidade de Lisboa, que refletiu quatro grandes observações para auxiliar a construção das dimensões de análise para a UFCA. E foi essa a pretensão deste texto: exprimir as contribuições da criação de um espelho comparativo entre ambas instituições, de forma a potencializar os caminhos oportunizados pelo curso da pesquisa qualitativa no campo da Administração. E, nesse bojo, a perspectiva internacional perpassou todo o processo e contribuiu sobremaneira para que fosse viável.
Diante da necessidade de se construir um molde para as dimensões de análise, os feixes de luz refratados pela experiência da Ulisboa foram os seguintes: I – A instituição universitária; II – A demanda por uma universidade idealizada para a integração territorial; III – A montagem política da nova universidade; IV – A pluralidade dos atores envolvidos; e V – Motivações e a articulação dos múltiplos interesses.
Este artigo tecnológico teve como centralidade a proposição e estabelecimento da criação de espelhos comparativos internacionais como técnicas auxiliares da pesquisa qualitativa, em contextos em que a experiência de organizações congêneres, ainda que de países distintos, possa ser levada em conta no momento da elaboração de percursos de pesquisa. Dessa forma, restou evidenciada a sua principal contribuição tecnológica: propor a expansão de novas formas de se fazer pesquisa científica no campo da Administração e ainda da Administração Pública, por conseguinte.