Resumo

Título do Artigo

CONFLITOS NO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E OS IMPACTOS NAS DECISÕES DA EMPRESA FAMILIAR.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Conselho de Administração
Conflitos
Tomada de Decisão

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Governança Corporativa

Autores

Nome
1 - Elaine Aparecida Maruyama Vieira Nakamura
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial
2 - Ivano Ribeiro
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Campus Cascavel
3 - Fernando Antonio Ribeiro Serra
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA

Reumo

Houve avanço nas pesquisas sobre conflitos em organizações familiares, contudo, os estudos ainda se concentram no entendimento de seus antecedentes e impactos na família e desempenho do negócio. Devido a dinâmica envolvida, já que, o conflito muda na medida que as partes tentam gerenciá-lo, entender melhor seu processo e seus impactos nas decisões tomadas em conselhos e as estratégias de gerenciamento se torna essencial.
A partir desta necessidade de compreensão do fenômeno do conflito em conselhos, este estudo teve o objetivo de analisar como os conflitos entre os membros do conselho de administração impactam nas decisões. Foram analisados os aspectos ligados aos tipos de conflito, conflito de tarefa e conflito emocional, sua evolução e implicações nos diferentes núcleos familiares, o que permitiu reflexões sobre os seus impactos nas decisões do conselho.
Os conflitos em conselhos de organizações familiares possuem uma complexidade a qual envolve interfaces da família, propriedade e negócio (Qiu & Freel, 2019). Havendo diferentes núcleos familiares envolvidos os objetivos dos grupos podem divergir e os problemas de agência se intensificar (Bammens et al., 2011). Destaca-se que, os conflitos podem ser, em algum nível, benéficos ou prejudiciais, proporcionando maior discussão, ou mesmo, impedindo ou reduzindo a velocidade das decisões do grupo (Jehn, 1997).
A pesquisa foi realizada por meio de análise de conteúdo, sendo utilizadas atas e gravações de reuniões do conselho de um grande grupo empresarial familiar com sede no Brasil. Destaca-se o diferencial sigiloso do material utilizado, o qual não é de acesso aberto. Para análise, foram consideradas as fases de pré-análises, exploração do material, tratamento, inferência e interpretação, sendo a análise efetuada por meio de co-ocorrências com auxílio do software MaxQda, v. 2.0.6.
Os resultados confirmam que, os conflitos entre os membros do conselho podem postergar as decisões, podendo ainda, reduzir a profundidade das discussões necessárias para uma decisão mais assertiva. Decisões pendentes elevam os níveis de conflitos entre os membros do conselho, gerando um ciclo com consequências prejudiciais ao negócio. Há fortes indícios que os conflitos de tarefa evoluam para conflitos emocionais, potencializados ainda, pela presença de distintos núcleos familiares.
O estudo demostra que a atuação de conselheiros externos é fundamental na moderação dos conflitos e direcionamento para discussões estratégicas no conselho. Conclui-se ainda, que a implantação de mecanismos de governança familiar se torna fundamental para mitigar os conflitos do negócio familiar. Mesmo que a pesquisa esteja limitada ao estudo de um único grupo empresarial, apresenta um diferencial ao investigar atas e gravações de reuniões de acesso restrito, permitindo melhor compreensão sobre a caixa preta que é o conselho empresarial.
Bammens, Y., Voordeckers, W., & Van Gils, A. (2011). Board of directors in family businesses: A literature review and research agenda. International Journal of Manag. Reviews, 13, 134–152. Jehn, K. A. (1997). A qualitative analysis of conflict types and dimensions in organizational groups. Administrative Science Quarterly, 42, 520–557. Qiu, H. & Freel, M. (2019). Managing Family-Related Conflicts in Family Businesses: A Review and Research Agenda. Family Business Review, 33(1), 90-113.