Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO DIGITAL POR MULHERES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
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Palavras Chave

Empreendedorismo digital
Mulheres
Contextos marginalizados

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Inovador: Startups, Empresas de Base Tecnológica, Incubadoras e Parques Tecnológicos, Capital de Risco

Autores

Nome
1 - Juliana Moreira dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Programa de Pós-Graduação em Administração- PROPADM
2 - Rubem Alves Figueredo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Sistema de Informação - DCOMP
3 - RÚBIA OLIVEIRA CORREA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - DAD
4 - Gustavo Dambiski Gomes de Carvalho
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Campus Ponta Grossa

Reumo

As mulheres vêm lutando há anos por igualdade social e por mais espaço no mercado de trabalho. Porém, apesar dos diversos avanços e conquistas, ainda há muitos desafios a serem enfrentados. Essa luta, entretanto, tem um importante aliado: o empreendedorismo feminino (SEBRAE, 2021).Assim, numa forma prematura, o empreendedorismo feminino digital vem ocupando espaço nas pesquisas acadêmicas (LUCKMAN; SUSAN, 2015), haja vista que para muitas mulheres em ambientes com recursos limitados, os telefones celulares são a primeira e mais importante tecnologia de informação e comunicação (TIC) usada.
Identificar na literatura abordagens referentes ao empreendedorismo digital realizado por mulheres
Os estudos iniciais sobre empreendedorismo digital por mulheres tiveram suas primeiras publicações em meados de 1970 por pesquisadores estrangeiros, e têm crescido gradativamente na década seguinte, conforme Gomes et al. (2014).Os autores Jiyane e Mostert (2010), Bailur e Masiero (2016), Catalán, Buzon e Pérez (2017), Venkatesh et al. (2017), Crittenden, Crittenden e Ajjan (2019) identificaram que as mulheres ainda encontram mais dificuldade em conseguir investimentos para iniciar um novo negócio. Sendo assim, o empreendedorismo digital é uma alternativa viável para empreender.
O empreendedorismo digital tem modificado a performance de atuação das mulheres nos desenvolvimentos de seus negócio. Assim foi identificado por meio da bibliometria, análise de rede de c-autoria, co-citaçao e co-ocorrencia de palavras- chave. As publicações referentes ao empreendedorismo digital por mulheres se derem em maior parte em contextos rurais e em vias de desenvolvimento dos continentes africanos e asiáticos. O empreendedorismo digital por mulheres na amostra selecionada para esta pesquisa está ligado ao uso de aplicativos e dispositivos móveis.
Essa revisão sistemática, auxiliada por análises bibliométricas, teve como objetivo identificar na literatura acadêmica, abordagens referentes ao empreendedorismo digital realizado por mulheres. Os estudos sobre empreendedorismo digital por mulheres têm sido predominantemente explorados em contextos marginalizados o que pode ser resultado do esforço de governantes desenvolverem políticas públicas que atendam os objetivos globais propostos pela ONU que estão relacionados a questões de pobreza, igualdade de gênero e inovação. Percebeu-se a urgência de desenvolver e estimular o empreendedorismo.
BAILUR, S.; MASIERO, S. Women’s income generation through mobile Internet: A study of focus group data from Ghana, Kenya, and Uganda. Gender, Technology and Development, v. 21, n. 1, 2017. CRITTENDEN, V. L.; CRITTENDEN, W. F.; AJJAN, H. Empowering women micro-entrepreneurs in emerging economies: The role of information communications technology. Journal of Business Research, v. 98, 2019. DUFFY, B. E.; HUND, E. “Having it All” on Social Media: Entrepreneurial Femininity and Self-Branding Among Fashion Bloggers. Social Media and Society, v. 1, n. 2, 11 set. 2015. DY, A. M.; MARLOW, S.; MARTIN