Resumo

Título do Artigo

Mudança Organizacional e Satisfação no Trabalho: um Estudo em Instituição Pública de Ensino em Tempos de Covid-19
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Palavras Chave

Mudança Organizacional
Satisfação no Trabalho
Pandemia de Covid-19

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Significado do Trabalho, Satisfação e Mecanismos de Recompensa

Autores

Nome
1 - Káthia Aparecida Pereira Ozório
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - Belo Horizonte
2 - MARCIA CRESPO FERREIRA
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - Doutorado

Reumo

Com a declaração de pandemia pela Organização Mundial de Saúde a infecção pelo Sars-Cov-2, iniciou-se um período histórico. As transformações que ocorreram de maneira repentina nas organizações demandaram exigências ergonômicas, físicas e de comportamento. Em um cenário de mudança organizacional, o indivíduo pode reagir tanto positiva, quanto negativamente e isso pode interferir na satisfação no trabalho. Assim, surgiu a necessidade de estudo da influência do contexto das mudanças organizacionais na satisfação no trabalho.
Problema de pesquisa: Qual a influência do contexto das mudanças organizacionais ocasionadas pela pandemia de Covid-19 na satisfação no trabalho dos servidores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)? Este artigo tem como objetivo avaliar a influência do contexto das mudanças organizacionais ocorridas devido à pandemia de Covid-19 na satisfação no trabalho de servidores de uma instituição pública de ensino.
Mudança organizacional pode ser compreendida como o processo de alteração pelo qual passa uma organização, quando esta migra de um estágio de maturação para outro, visando o desenvolvimento da organização (Silva, 2016). No tocante ao recurso humano, a mudança visa proporcionar satisfação e harmonia no ambiente de trabalho, propiciando realização e progresso pessoal, e também ser eficiente (Beer, 2010).Siqueira (2008) ressalta que a satisfação no trabalho retrata o quanto o trabalhador vivencia experiências prazerosas no seu contexto laboral.
Trata-se de um estudo de caso, descritivo, de natureza quantitativa realizada no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Para atingir o objetivo proposto, foram utilizados questionários que continham a escala de contexto de mudança organizacional e a escala de satisfação no trabalho, que são propostas, respectivamente, por Nery (2012) e Siqueira (2008), além de questões demográficas. A pesquisa contou com 321 questionários válidos. Foi utilizada estatística multivariada, com o uso do aplicativo SMARTPLS.
Os resultados demonstraram que o contexto das mudanças organizacionais ocorridas influenciou positivamente a satisfação com os colegas, com a chefia e com a natureza do trabalho, com destaque para a satisfação com a chefia. A análise dos dados também permitiu constatar que o componente “risco e impacto das mudanças” influenciou negativamente o contexto de mudanças. Já o componente “planejamento, preparo e experiências anteriores à mudança” influenciou positivamente o contexto de mudança.
Concluiu-se que os servidores estão satisfeitos com a chefia, com os colegas e indiferentes com a natureza do trabalho durante a pandemia de Covid-19. Este resultado pode ser explicado pelas experiências anteriores de mudanças ocorridas outrora na instituição. O relacionamento interpessoal existente nos grupos também colabora para a satisfação com os colegas e com a chefia. A satisfação com a natureza do trabalho, apresentou uma relação positiva com o contexto de mudança, fato que pode ser explicado pela questão desafiadora do momento e pela necessidade de superação dos indivíduos.
Marques, A. L., Borges, R., & Reis, I. C. (2016). Mudança organizacional e satisfação no trabalho: Um estudo com servidores públicos do estado de Minas Gerais. Revista de Administração Pública, 50(1), 41-58. Nery, V. F. (2012). Contexto, atitudes e reação à mudança organizacional. [Dissertação de Mestrado Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações da Universidade de Brasília]. Siqueira, M. M. M. (2008). Satisfação no trabalho. In Medidas do comportamento organizacional: Ferramentas de diagnóstico e de gestão, (pp. 257-266). Artmed.