Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DO GERENCIAMENTO PELAS DIRETRIZES SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA PRÁTICA: CASO DE UMA EMPRESA DE GESTÃO DE RISCOS E LOGÍSTICA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Hoshin Kanri
Teoria da prática
Estudos organizacionais

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Abordagens sociais, cognitivas e comportamentais em Estratégia

Autores

Nome
1 - Luana de Mello
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Francisco Beltrão - PR
2 - TIAGO VINICIUS BUNHAK
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Politécnico
3 - Paula Regina Zarelli
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Francisco Beltrão

Reumo

O GPD é uma metodologia baseada na ideia de que os resultados, dentro de uma organização, são alcançados pela atuação criativa e dedicada das pessoas (Campos, 2013). Na busca de literatura nacional por essa temática, notou-se que há poucos estudos. No Brasil é grande a quantidade de pesquisas que não se baseiam em estudos empíricos, algo que evidenciaria, assim, um possível distanciamento da área das questões relacionadas com as práticas organizacionais (Santos; Silveira, 2015). Nesse contexto, para Schatzki (2012) uma prática é um nexo aberto, espacialmente distribuído entre ações e dizeres.
o presente estudo propôs responder o seguinte problema de pesquisa: Como as práticas se organizam dentro do contexto do GPD? Diante do exposto, é traçado uma relação teórica entre o GPD e a teoria da prática e a partir dessa lacuna teórica de pesquisa pretende-se contribuir com um estudo teórico-empírico que aborde essa relação. Sendo assim, esse estudo pretende analisar o GPD sob a lentes teóricas da teoria da prática segundo Schatzki (2001A, 2001B, 2002, 2005, 2012) numa empresa de prestação de serviços na área de gestão de riscos e gestão logística, situada no estado de Santa Catarina.
Abordagem sobre o GPD e Estudos baseados em prática sob a ótica de Theodore Schatzki.
No que tange ao procedimento técnico, o método adotado é o estudo de caso único. No que se refere aos objetivos, esta pesquisa caracteriza-se como descritiva e quanto à abordagem do problema como qualitativo.Como técnica de coleta de dados utilizou-se de entrevista semiestruturada e análise documental. Como técnica utilizou-se a análise de conteúdo segundo Bardin (1977). As categorias foram delineadas com base na teoria da prática segundo Schatzki e como ferramenta de análise utilizou-se o software de pesquisa qualitativa Iramuteq em sua versão 0,7 alpha 2.
Com base nas categorias de análise: "fazeres e dizeres”, “entendimentos” regras”, “estruturas teleoafetivas” e “inteligibilidade prática” foi possível identificar quais práticas fazem parte do GPD.
Com base nas categorias analisadas: “fazeres e dizeres”, “entendimentos” regras”, “estruturas teleoafetivas” e “inteligibilidade prática” evidencia-se que as práticas organizadas dentro do GPD dependem de fatores relacionados ao apoio da liderança, processos e ao engajamento das pessoas.
Bardin, L. (1977) Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70. Schatzki, T. R. (2001b) Introduction: practice theory. In: T. R, Schatzki, K. Knorrcetina, & E. Savigny (Eds.) The practice turn in contemporary (pp.10-23). London: Routledge. Schatzki, T. R. (2002). The site of the social: a philosophical account of the constitution of social life and change. Pennsylvania: Pennsylvania State University. Schatzki , T. R. (2012). A Primer on Practices. In: HIGGS, J. et al. (Eds.). Practice-Based Education: Perspectives and Strategies. Sense Publishers.