Resumo

Título do Artigo

INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PROMOVENDO INOVAÇÕES SOCIAIS INTEGRADAS AOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM SUAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Inovação Social
Desenvolvimento Sustentável
Extensão

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - MARIANA ALVARENGA
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - CENTRO
2 - RICARDO LEMOS THOME
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - pedra Branca
3 - ana regina dutra
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Programa de Pós-Graduação em Administração
4 - Ivone Junges
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Tubarão
5 - NEI ANTONIO NUNES
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Mestrado e Adm

Reumo

A busca por soluções para aos desafios sociais contemporâneos é bastante complexa, neste contexto, surgiu nas últimas décadas o termo desenvolvimento sustentável, que propõe uma resposta integrada e global para a pobreza e degradação ambiental e, partir daí, a construção de caminhos de desenvolvimento sem impactar negativamente os limites do planeta. Outro tema emergente seriam as inovações sociais que também podem contribuir com a promoção do desenvolvimento sustentável.
O objetivo desta pesquisa foi analisar de que forma um projeto de extensão ligado a um grupo educacional brasileiro promove, conjuntamente, inovação social e desenvolvimento sustentável por meio da promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS (ONU). Como objetivo secundário o estudo pretendeu caracterizar o processo de implementação de uma inovação social no contexto das instituições ensino superior, considerando suas características institucionais que podem incentivar ou inibir as inovações sociais.
Foi feita uma revisão bibliográfica sistemática sobre inovação sociais - com ênfase aos seus aspectos de transformação das relações sociais - e educação para o desenvolvimento sustentável - abordando questões históricas sobre o tema e sua importância atual - e quais as particularidades que rondam esses dois temas em um contexto de uma instituição de ensino superior.
Estudo de caso único que analisou um projeto de extensão, Universidade Aberta à Pessoa Idosa – UAPI, executado por uma instituição de ensino superior brasileira. O objeto de estudo, que evoluiu para projeto institucional, atua com a promoção de inovação social e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS. Por meio de uma pesquisa descritiva com análise documental e dos pressupostos teóricos, conforme framework da pesquisa.
A UAPI é projeto amplo, com várias áreas de atuação, proporciona inclusão, autonomia, empoderamento da população idosa alvo dos projetos, incluindo alunos, docentes e envolvendo diretamente as atividades acadêmicas das instituições de ensino superior. A UAPI pode ser considerada uma promotora de inovação social, além de implementar e divulgar os ODS já na fase de planejamento dos projetos/ações.
O estudo demostrou que é possível promover inovação social e promoção dos ODS por meio de um projeto de extensão ligado a uma IES. Pode-se observar as características de promoção e inibidores típicos dessas instituições na promoção do tema e a importância do projeto na comunidade e no ambiente acadêmico, quando analisamos os números de impactados pelo projeto.
Anderson (2018), Arocena & Sutz (2021), Bayuo et al. (2020), Benneworth & Cunha (2015), Bonsu et al (2020), Leal Filho et. al. (2021), Lough, B.J. (2021), McBeth (2018), Moulaert et al. (2013), Moulaert & MacCallum (2019), Pel et al. (2020).