Resumo

Título do Artigo

ALAMBIQUES COMO ATRATIVO TURÍSTICO: Por que abrir as unidades produtivas para visitação?
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Palavras Chave

Alambiques
visitação turística
turismo

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Turismo e Hospitalidade na Competitividade em Serviços

Autores

Nome
1 - Aline Delmanto
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo
2 - raquel trindade
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - Sao Paulo
3 - Luciana Florêncio de Almeida
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - PPGA/MPCC

Reumo

O turismo é vetor de incremento do faturamento das empresas contribuindo para o desenvolvimento dos destinos vocacionados. Alguns engenhos oferecem visitação com estruturas receptivas desenvolvidas. A literatura sobre turismo, especialmente aquela relacionada a visitação de unidades produtivas para conhecimento do processo de produção e degustação de produtos pouco ainda explorou a relação entre cachaça e turismo ou dimensionou o benefício que a visitação dos alambiques pode trazer aos produtores.
Considerando o aumento do interesse dos brasileiros pela cachaça e a utilização do espaço rural pelo turismo a presente pesquisa propõe investigar: Por que os produtores de cachaça estão abrindo suas unidades produtivas para a visitação dos turistas? São, ainda, objetivos específicos: (1) descobrir que ações de adequação são necessárias para permitir a recepção de visitantes e (2) identificar os resultados gerados pela visitação realizada.
A revisão de literatura apresenta o turismo como alternativa de diversificação econômica para propriedades rurais e discute a cachaça como geradora de visitação nos alambiques. Para isso, analisa estudos que apresentam os requisitos mínimos necessários para recebimento dos visitantes e os resultados obtidos com a visitação.
Trata-se de um estudo de casos múltiplos. Foram selecionadas, por juris, três empresas produtoras de cachaça artesanal que identificam no turismo uma atividade complementar importante para o suporte do negócio principal. Foram realizadas entrevistas, a partir de um roteiro semiestruturado, com três blocos temáticos validados com doutores estudiosos da área. As entrevistas foram gravadas e transcritas integralmente. Para a análise e interpretação de dados, foi aplicada uma análise qualitativa de dados com base no modelo de ordenação por casos (Case-Ordered Descriptive Meta-Matrix).
A análise dos resultados foi estruturada em 4 partes sendo elas: (1) apresentação das motivações para abertura à visitação, (2) identificação dos requisitos mínimos necessários para abertura à visitação, (3) resultados provenientes das visitas e (4) diagrama de resultados que consolida as principais evidências a partir do material analisado, com destaque aos fatores chaves para abertura à visitação (parte esquerda do diagrama) e os fatores esperados resultantes do investimento e planejamento para execução dos fatores chaves.
O turismo apresenta-se como vetor de desenvolvimento econômico nas regiões verdadeiramente vocacionadas e preparadas para acolher o fluxo de visitantes. Para as empresas visitadas é fator de incremento do faturamento, aumento de vendas e fortalecimento de marca. A abertura à visitação e a extensão das atividades de turismo trazem benefícios para o negócio. A visitação gera conhecimento do processo produtivo, divulgação da cachaça e, consequentemente, induz a compra de produtos nas lojas, principalmente após a degustação.
Braga, M. V. F., & Kiyotani, I. B. (2015). A Cachaça como patrimônio: turismo, cultura e sabor. Revista de Turismo contemporâneo, 3(2). Canovi, M., & Lyon, A. (2020). Family-Centred Motivations for Agritourism Diversification: The Case of the Langhe Region, Italy. Tourism Planning & Development, 17(6), 591-610. Miles, M. B., Huberman, A. M., & Salda.a, J. (2018). Qualitative data analysis: A methods sourcebook. Sage publications. Souza, M., Elesbão, I., & Schaidhauer, M. (2011). Os benefícios do turismo rural: Caminhos de Pedra, Bento Gonçalves. Rosa dos Ventos-Turismo e Hospitalidade, 3(2)