Resumo

Título do Artigo

SEREIANDO EM ALTO MAR: O CASO DO EMPREENDIMENTO SOLIDÁRIO DAS SEREIAS DA PENHA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Empreendedorismo solidário
Administração de marketing
Tomada de decisão

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Tiago Francelino da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus I - João Pessoa
2 - Diana Lucia Teixeira de Carvalho
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - CCSA/DA
3 - Helltonn Winicius Patricio MAciel
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB) - Esperança

Reumo

O caso narra a história das Sereias da Penha, um empreendimento de biojoias de base solidária gerido por mulheres de uma comunidade paraibana que surgiu a partir da iniciativa de fomento do poder público, em 2013. Após três anos da sua formalização, ocorrida em 2016, o grupo passa por um cenário de desistência do projeto por parte de algumas integrantes, e de baixa capacitação gerencial das remanescentes. Assim, uma série de dificuldades de gestão é enfrentada pelo grupo, o que endereça para um dilema entre a continuidade ou o encerramento do projeto que mudou a vida dessas mulheres.
O objetivo do caso em tela é apresentar o contexto de um empreendimento de base solidária gerido e conduzido por mulheres de uma comunidade paraibana, mostrando as dificuldades enfrentadas pelo grupo e as potencialidades que fazem com que o benefício deste tipo de projeto seja tão importante para seus participantes.O professor pode fazer uso do caso para que seus alunos reflitam acerca da decisão a ser tomada pelas Sereias da Penha, em um contexto com peculiaridades que podem despertar no aluno o entendimento acerca necessidade de adaptabilidade na gestão de diferentes tipos de empreendimento.
Para elaboração desse caso, utilizamos como métodos de coleta de dados primordialmente a entrevista, com base em roteiro semiestruturado aplicado às participantes das Sereias da Penha durante o mês de agosto de 2019, bem como a observação, realizada em 4 encontros também no mesmo mês, quando foi possível identificar as práticas de trabalho das mulheres. Complementarmente, realizamos pesquisa documental em sites, sobretudo no da Prefeitura de João Pessoa.
Nesse caso são tratados aspectos de empreendedorismo solidário e o planejamento de marketing, buscando promover uma maior compreensão da situação problema sobre esses temas. O caso pode ser aplicado nas disciplinas de Administração de Marketing, Empreendedorismo, Administração de empreendimentos sociais e Gestão social, nos cursos de Administração, Gestão Pública e Turismo.
GAIGER, L. I. G. A dimensão empreendedora da economia solidária: notas para um debate necessário. Otra Economía, v. 2, n. 3, p. 58-72, 2011.GAIGER, L. I.; CORRÊA, A. S. O diferencial do empreendedorismo solidário. Ciências Sociais Unisinos, v. 47, n. 1, p. 34-43, 2011. GIRÓN, J. P. H.; HERNÁNDEZ, M. L. D.; CASTAÑEDA, M. C. J. C. J. Strategy and factors for success: The Mexican handicraft sector. FERRELL, O. C.; HARTLINE, M. Estratégia de Marketing: Teoria e Casos. 6 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016.