Resumo

Título do Artigo

COCRIAÇÃO DE VALOR E INOVAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
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Palavras Chave

Cocriação de valor
Inovação
Revisão sistemática de literatura (RSL)

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Corporativa e de Stakeholders

Autores

Nome
1 - NAICHE VAN DER POEL
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Vergueiro
2 - Luís Fábio Cavalcanti da Silva
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Vergueiro
3 - Benny Kramer Costa
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Reumo

Cocriação de valor ilustra a colaboração entre consumidores e empresas para criar valor de uso no processo de consumo de produtos e serviços (Storbacka, 2019; Rubio et al., 2021; Xu et al., 2018). Inovar é fundamental para sobreviver à competição do mercado. Cocriação de valor e inovação são construtos que se relacionam e, entender sua evolução teórico-conceitual, por meio de uma RSL, contribuirá, para pesquisadores, desenvolverem estudos mais precisos sobre o tema e, para gestores e líderes, com o provimento de conhecimento empírico necessário para estratégia e operação das organizações.
Identificamos que há vasta literatura sobre os temas cocriação e inovação, trazendo várias lentes de estudo e aplicações empíricas diversas. Porém nos deparamos com a falta de uma síntese das publicações recentes e, principalmente, relacionando esses dois construtos. Essa é a problematização do presente artigo. O objetivo central do artigo é demonstrar a evolução teórico-conceitual dos estudos sobre cocriação de valor e inovação e sua interação. A partir daí, apresentamos a questão de pesquisa: De que forma ocorreu a evolução teórico-conceitual dos estudos sobre cocriação de valor e inovação?
Vargo & Lusch (2004) indicam a participação dos consumidores nos processos estratégicos das empresas por meio da cocriação de valor. Cocriação gera melhoria de qualidade de produtos e serviços (Benson & Davidson, 2010), estímulo à criatividade e inovação empresarial (Bhalla, 2011) e colaboração entre stakeholders (Hyrkäs et al., 2020, Harvey et al., 2020). Babu et al. (2020) defendem que cocriação leva a inovação e vice-versa, em um movimento contínuo e dinâmico. Inovação é pilar para competitividade, crescimento e longevidade das firmas (Chesbrough & Bogers, 2014; Hollebeek & Rather, 2019).
As temáticas predominantes surgiram da ordenação sistemática dos artigos estudados, sendo agrupados e codificados em cinco termos que permearam os textos como formato de conexão entre os dois construtos: (1) colaboração, (2) estratégia, (3) inovação, (4) motivação e (5) stakeholders. Sobre essa relação entre os construtos, os textos estudados classificam em: (1) antecedência, (2) consequência, (3) correlação e (4) mediação. Não foram encontrados estudos que tratam a relação de moderação entre os construtos.
Concluímos que a cocriação de valor e inovação se relacionam e têm implicações tanto para o desenho das estratégias empresariais, como para questões práticas e operacionais, como o estabelecimento de rotinas, o desenvolvimento de produtos e serviços, a construção de comunicação fluida entre empresa e stakeholders e o atendimento ao consumidor.
Babu et al. (2020); Benson & Davidson (2010); Bhalla (2011); Chesbrough & Bogers (2014); Harvey et al. (2020); Hollebeek & Rather (2019); Hyrkäs et al. (2020); Rubio et al. (2021); Storbacka (2019); Vargo & Lusch (2004); Xu et al (2018)