Resumo

Título do Artigo

DA ALEGRIA AO MEDO: INTERPRETAÇÕES DE MÚSICOS SOBRE O MERCADO CRIATIVO NA CIDADE DE UBERLÂNDIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
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Palavras Chave

Músicos
Covid-19
Reuso do corpus

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Simbolismos, Culturas e Identidades

Autores

Nome
1 - Vanessa Alves Pinhal
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN
2 - Daniel Victor de Sousa Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU)
3 - Valdir Machado Valadão Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Fagen

Reumo

Em meio a uma pesquisa realizada em Uberlândia, inicialmente sobre a Economia Criativa, os pesquisadores depararam com um evento inesperado e inevitável: a pandemia do Covid-19. Não apenas a atividade musical, mas, também, a própria atividade de pesquisa tinha sido impactada pelo evento extremo, exigindo dos pesquisadores criatividade na coleta dos dados. Os entrevistados mostravam um especial interesse em expor suas interpretações sobre o atual contexto pandêmico. Realizou-se, então, os dados foram revisitados pelos autores para uma nova análise, em busca do alcance de um novo objetivo.
A indústria criativa, cuja relevância para o desenvolvimento das regiões e do país é significativa, foi um dos setores mais impactados pela pandemia da COVID-19. A questão que se busca responder com este artigo e: como a pandemia afetou o trabalho de profissionais do setor cultural? O objetivo é analisar os impactos da pandemia no trabalho de profissionais do setor cultural em Uberlândia, na perspectiva dos profissionais da música.
Estudos sobre a atividade musical na pandemia do Covid-19embasam a pesquisa teoricamente. O mercado da música já impunha exigências singulares; o trabalho do artista, que já era um grande desafio no Brasil(Wainer, 2017), com a pandemia se tornou um feito de sobrevivência (Holanda et al., 2020), considerada também como mais uma camada de desestruturação da cultura no Brasil (Santos & Sant’anna, 2021). Tal contexto pode ser considerado na análise do trabalho extremo, a partir de uma releitura de pesquisas sobre o tema, como a de Bloomfield e Dale (2015).
A abordagem da pesquisa é qualitativa, sendo o corpus composto por entrevistas com 13 especialistas. Todos participaram da entrevista episódica e da entrevista narrativa; adicionalmente, oito deles realizaram a atividade de desenho como sugerido pela técnica projetiva. A primeira análise dos resultados foi orientada para a análise do setor criativo na cidade de Uberlândia na perspectiva dos profissionais da música, cujos resultados foram apresentados em um artigo publicado em anais de evento nacional. Realizou-se a reanálise do corpus, por meio da técnica Análise de Conteúdo.
As categorias que relacionavam o trabalho do músico com a pandemia foram isoladas, resultando em novas categorias, quais sejam: tecnologia e inovação; ações institucionais e assistenciais; e, (re)interpretações das ameaças do contexto extremo causado pela pandemia.As falas dos entrevistados mostram que o contexto extremo são (re)interpretados por meio de sentimentos direcionados à pandemia do Covid-19, como: medo, raiva e perda (financeiras e relacionamentos pessoais).
Os resultados inesperados, não relatados em profundidade no primeiro artigo, passaram a compor um novo texto. Situações inesperadas em pesquisas qualitativas são frequentes, sendo o pesquisador e o pesquisar também moldado pelo ambiente pesquisado. O que os pesquisadores fizeram foi responder ao ambiente que se impôs à pesquisa, colocando em relevo os repertórios interpretativos dos entrevistados acerca do contexto que os impunha indesejavelmente. Tanto na atividade de pesquisa, quanto na atividade profissional dos músicos, mostrou-se que o contexto pode caracterizar um trabalho extremo.
Bloomfield, B., & Dale, K. (2015). Fit for work? Redefining ‘Normal’ and ‘Extreme’ through human enhancement technologies. Organization, 22(4). Holanda, N., Em, V. L., Chacovachi, F., Brasil, N., & Nacional, S. (2020). Movimentos e ações político-culturais do Brasil em tempos de pandemia do Covid-19. 1–6. Santos, G. M., &Sant’anna, S. P. (2021). Arte em tempos de pandemia : rotas para análises Art in pandemic times : routes for analises. O Público e o Privado, 19(38). Wainer, D. F. (2017). Entre música e tecnologia. Comunicação e Sociedade, 31.