Resumo

Título do Artigo

ESCALAS DE AVALIAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZADO FOMENTADOS PELA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: Entendendo a motivação dos estudantes
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Ambiente virtual de aprendizado
inteligência artificial
escalas

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Educação a Distância, E-learning e B-Learning: pessoas, projetos e tecnologias

Autores

Nome
1 - Ana Luize Correa
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG
2 - Eduardo Henrique de Borba
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG
3 - Mauricio Custódio Serafim
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Reumo

A tecnologia e a inteligência artificial (IA) transformaram de maneira decisiva as práticas de ensino e aprendizagem. Pelo crescente interesse em explorar como as diferentes inovações tecnológicas podem enriquecer o ensino tradicional, este artigo apresenta um levantamento bibliográfico sistemático no qual os artigos selecionados são analisados em revisão narrativa. A busca em cinco bases científicas resultou em seis artigos que apresentaram o desenvolvimento de escalas com o intuito de compreender precedentes da adoção de ambientes virtuais de aprendizado possibilitados pelos avanços da IA.
Atualmente, a maior parte dos estudantes são considerados nativos digitais e a quantidade de informações que têm acesso é de um nível sem precedente. Além disso, o cenário imposto pela pandemia de COVID-19 reacendeu a preocupação com a efetividade do ensino on-line. Como a qualidade do sistema influencia na motivação e, por consequência, no aprendizado, o objetivo deste artigo é explorar escalas que analisam Ambientes Virtuais de Aprendizado (AVAs) fomentados IA, focando nos elementos de motivação dos estudantes e na avaliação das escalas encontradas seguindo o guia de DeVellis (2016).
Ambiente virtual de aprendizado (AVA) é um componente que oferece interações on-line entre alunos e tutores. Sua popularidade deve-se ao menor tempo no ciclo de entrega, conveniência, sobrecarga de informações reduzida e despesas mais baixas. Entretanto, ao mesmo tempo que oferece oportunidades, traz também alguns desafios como, por exemplo, a baixa motivação para continuidade. Sabe-se também que a satisfação com a qualidade do sistema influencia na satisfação e performance dos alunos. Nesse cenário, a IA é uma das ferramentas mais versáteis por oferecer soluções para esta realidade.
Nenhum artigo cumpriu todas as etapas sugeridas por DeVellis (2012). Contudo, o trabalho de Salam e Farooq (2020) foi o que evidenciou mais etapas. Os procedimentos iniciais de clareza, geração de itens e escolha do formato foram os mais explorados pelos seis artigos. Apesar da carência no realce de alguns pontos importantes para o desenvolvimento de escalas, os seis artigos selecionados apresentaram passos essenciais que evidenciam validade e confiança em escalas. De acordo com análise de diferentes AVAs, a relação com a IA vem ao encontro das evidências já exploradas na literatura.
Os resultados evidenciaram escassez de escalas que avaliem os AVAs, e os poucos artigos que o fazem carecem de rigor em etapas iniciais de desenvolvimento das escalas aplicadas. Além disso, foram destacadas dimensões referentes a percepção dos estudantes que precedem a adoção de AVAs. Os seis artigos analisados evidenciam a complexidade em torno da avaliação de ambientes virtuais de aprendizado. Cada estudo buscou compreender elementos que impactam a motivação dos estudantes em utilizar as plataformas.
DeVellis, R. F. (2012) Scale development: theory and application. 3rd ed. Beverly Hills, CA: Sage Publications. Marôco, J. (2014) Análise de equações estruturais: Fundamentos teóricos, software & aplicações. 2ª edição. ReportNumber Lda, Perô Pinheiro - Portugal. Salam, M., Farooq, M.S., (2020) Does sociability quality of web-based collaborative learning information system influence students’ satisfaction and system usage? International Journal of Educational Technololy in Higher Education. 17. https://doi.org/10.1186/s41239-020-00189-z