Resumo

Título do Artigo

GRUPO DE MELHORIA OPERADORES DE SOLUÇÕES: REDUÇÃO DE DESPERDÍCIOS DE MATÉRIA-PRIMA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Ferramentas da qualidade
MASP
Melhoria contínua

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Rafael Alves de Araujo Castilho
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Coração Eucarístico
2 - Fernanda Carla Wasner Vasconcelos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Escola de Engenharia

Reumo

O caso apresenta um programa de grupos de melhoria implantado pela empresa Primetech, especializada em pintura industrial. O percurso para solução do desperdício pelo descarte de embalagens com resíduos de matérias-primas foi o roteiro para a aplicação do método de análise e solução de problemas e das ferramentas da qualidade. O caso teve suas informações coletadas por meio de análise de relatórios de projetos de melhoria reais e consolidadas em um relato fictício. A utilização do caso pode estimular reflexões de orientação metodológica e padronizada para implantação de solução de problemas.
Viabilizar a apresentação da utilização de métodos e ferramentas para o tratamento de não conformidades, solução de problemas e melhoria contínua aplicada aos processos, produtos ou serviços de empresas, promovendo cenários contribuidores de processos de ensino-aprendizado sobre as temáticas e exemplos abordados.
Para a elaboração deste caso de ensino, foram consideradas experiências reais de organizações que possuem grupos de melhoria continua. As informações foram coletadas por meio de análise de relatórios de projetos de melhoria contínua promovidos por empresas. Contudo, o relato do caso é inspirado nessas referências, representando uma mescla desse conjunto de experiências, consolidada em um relato fictício. Desta forma, tornou-se necessária a descaracterização de dados qualitativos e quantitativos, respeitando-se o sigilo e a confidencialidade das informações das empresas.
Administração da produção, Produtividade e competitividade, Programas da qualidade, Ferramentas da qualidade, Melhoria contínua, Sistema de Gestão da Qualidade, Diagnóstico organizacional, Solução de problemas, Tratamento de não conformidades.
CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro. Gestão da qualidade: conceitos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2016. LOBO, Renato Nogueirol. Gestão da qualidade. 2. ed. São Paulo: Érica, 2020. PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teoria e prática. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2019. WERKEMA, Cristina. Métodos PDCA e DMAIC e suas ferramentas analíticas. 1. ed. 9. reimp. Rio de Janeiro: GEN | Grupo Editorial Nacional, 2021.