Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO NO PODER JUDICIÁRIO: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE ESCALAS DE MENSURAÇÃO
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Palavras Chave

Inovação no setor público
administração da justiça
escalas de medição

Área

Administração Pública

Tema

Gestão e Inovação em Políticas Públicas

Autores

Nome
1 - Tamilly Virissimo
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas
2 - Micheline Gaia Hoffmann
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - esag
3 - Rafael Tezza
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG
4 - Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi Cancellier
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Departamento de Administração Empresarial

Reumo

Dentre os wicked problems a serem enfrentados pela Administração Pública está a necessidade de melhoria dos serviços prestados pelo Poder Judiciário, marcado pela morosidade e ineficácia da tutela jurisdicional. Apesar das iniciativas de inovação no campo registradas desde 2004, há um descompasso na consolidação teórica da temática da inovação do setor público específica ao contexto do Poder Judiciário.
O processo de inovação no Poder Judiciário parece ser influenciado por variáveis de diversos níveis, podendo ser individual, organizacional, interorganizacional e institucional. Esta complexidade no constructo da inovação no setor público é marca dos wicked problems e, para que aconteça o avanço teórico da área, é necessário o entendimento de como as escaladas de medida mensuram este construto. Frente a esta necessidade de consolidação teórica, o objetivo deste estudo é analisar o processo de construção de escalas de medidas de inovação no setor público no contexto do Poder Judiciário.
Inovação no serviço público é eminentemente sobre um serviço e não um produto (OSBORNE; 2013; TRISCHLER; SCOTT, 2015; AGGER; SøRENSEN, 2018). Assim, o serviço público é essencialmente co-produzido, com a experiência do usuário. Apesar da importância da inovação, o sistema de Justiça tem uma longa história de conservadorismo institucional (BAXTER, SCHOEMAN e GOFFIN, 2015). Ainda assim, Sousa e Guimarães (2018) apontam que as cortes apresentaram maior variação positiva no desempenho com a adoção da inovação. Neves e Arruda Filho (2020) estudaram a adoção do sistema eletrônico PJE.
Após a revisão sistemática foi realizada a análise geral das características e atributos métricos que compõem os trabalhos de Castro e Guimaraes (2020), Rêgo, Teixeira e Silva Filho (2019), Teixeira, Rêgo e Silva Filho (2020) e Machado et al., (2018). Foram descritos os tipos de análise, as dimensões que compõem as escalas, os seus itens, quais foram os autores das escalas e dos questionários, o alfa de Cronbach encontrado e a amostra pesquisada em cada um dos trabalhos. Após, foi realizada a análise com base nas diretrizes propostas por DeVellis (2012) para construção de escalas.
Após a análise dos resultados, verifica-se que nenhum deles considerou a inclusão de itens de validação, tampouco realizaram pré-testes. Dos 4 trabalhos, Castro e Guimarães (2020) atenderam a mais diretrizes propostas por DeVellis (2012) para construção de escalas de inovação no Poder Judiciário. Como recomendação para futuros estudos, sugere-se a análise conceitual e teórica das dimensões elencadas pelos artigos e dos itens que compõem estas dimensões.
CASTRO, M.P., GUIMARÃES, T.A.. Dimensões da inovação em organizações da justiça: proposição de um modelo teórico-metodológico. Cadernos EBAPE. BR, 17(1), 173-184, 2019. DEVELLIS, R. F. Scale development: theory and application. 3. ed. Beverly Hills, CA: Sage Publications, 2012. OSBORNE, Stephen P. A service-influenced approach to public service innovation? In: OSBORNE, Stephen P.; BROWN, Louise. Handbook of innovation in public services. Cheltenham: Edward Elgar, 2013.