Resumo

Título do Artigo

Gestão da Cadeia de Suprimentos Verde: Estudo de Caso Múltiplo em Empresas Industriais Brasileiras
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Cadeia de suprimentos verde
Desempenho empresarial
Sustentabilidade

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - TAIS PENTIADO GODOY
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - santa maria
3 - Waleska Yone Yamakawa Zavatti Campos
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - Departamento de Administração (IAG)
4 - LUCIANA APARECIDA BARBIERI DA ROSA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO) - Zona Norte
5 - Maria Carolina Rodrigues
Universidade do Algarve - CinTurs

Reumo

A gestão da cadeia de suprimentos verde exige a integração e a coordenação dos segmentos de negócios e o alinhamento das estratégias, que inclui logísticas de entrada, cadeia de suprimento interna, processos de produção logística de saída, logística reversa, requisitos de cliente, capacidade de resposta, qualidade e eficiência (GREEN et al., 2012; WAKEFORD et al., 2017). A gestão da cadeia de suprimentos verde é considerada um meio de gestão estratégica eficaz, que melhora o desempenho ambiental das empresas industriais, além de outras metas de sustentabilidade (HASSAN et al., 2016).
A inovação orientada para a sustentabilidade inclui conceitos relacionados às fontes de recursos renováveis, à logística reversa, à ecoeficiência, à cadeia de abastecimento verde e ao envolvimento da cadeia de suprimentos verde (CARVALHO; BARBIERI, 2012; BOONS et al., 2013). Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa é analisar a relação estabelecida entre a gestão das práticas da cadeia de suprimentos verde com o desempenho empresarial de empresas industriais brasileiras a partir da percepção de gestores empresariais.
Alguns estudos mostraram que a gestão da cadeia de suprimentos verde pode trazer tanto desempenho ambiental quanto econômico (CHIOU et al., 2011; JABBOUR et al., 2014) e seu gerenciamento pode proporcionar um desempenho econômico positivo usando menos materiais (ZHU; SARKIS, 2004). A gestão da cadeia de suprimento verde desponta como opção para as organizações reduzirem os impactos ambientais e satisfazer as necessidades de seus clientes (SRIVASTAVA, 2007; KIRON et al., 2012).
Estudo de caso múltiplo com quatro empresas industriais brasileiras. Foram triangulados dados de entrevistas e análise documental de memorandos, minutas de reunião, cartas, correspondência eletrônica, relatórios, estudos formais, avaliações, documentos administrativos, e recortes de notícias. Foram entrevistados, no período de abril a novembro de 2019, os responsáveis pelas atividades de inovação e/ou sustentabilidade, indicados pela alta direção da empresa.
A análise dos dados qualitativos permite observar as principais atividades de inovação nas empresas investigadas, porque estas sustentam o desenvolvimento das estratégias visando melhorar a sustentabilidade dos produtos. As empresas possuem regulamentos que preveem a relação com seus fornecedores. Os fornecedores estão alinhados com os objetivos da empresa, são eficientes, eficazes, respeitam os direitos humanos. por fim, buscam prevenir e mitigar impactos negativos nas atividades diretas.
A análise do comportamento e do posicionamento de quatro empresas industriais brasileiras de diferentes segmentos proporcionou importantes contribuições para as temáticas. É possível observar pelas evidências o desenvolvimento de inovações em processos e produtos com a finalidade de estimular o uso de recursos renováveis, utilização de tecnologias que amenizem os desperdícios de matéria-prima, aplicação de sustentabilidade no sentido de dar um novo uso para material que tem necessidade de reciclagem.
GREEN, K. W. JR.; ZELBST, P. J.; MEACHAM, J.; BHADAURIA, V. S. (2012). Green supply chain management practices: impact on performance. Supply Chain Management: An International Journal, 17(3), 290-305. WAKEFORD, J.; GEBREEYESUS, M.; GINBO, T., YIMER, K.; MANZAMBI, O.; OKEREKE, C.; BLACK, M.; MULUGETTA, Y., Innovation for green industrialization: An empirical assessment of innovation in Ethiopia’s cement, leather and textile sectors. Journal of Cleaner Production, 2017.