Resumo

Título do Artigo

AS NUANÇAS DAS (IM)POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO HUMANO EM UMA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL DA GRANDE FLORIANÓPOLIS
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Palavras Chave

Desenvolvimento humano
Organização empresarial
Gestão de pessoas

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Políticas, Modelos e Práticas de gestão: do tradicional às competências

Autores

Nome
1 - Daniella Machado de Carvalho Roschel
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
2 - KELLEN DA SILVA COELHO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
3 - Alice Hübner Franz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis

Reumo

Levando em consideração os estudos que ressaltam limitações em termos da necessidade do desenvolvimento humano no cerne de organizações empresariais, acredita-se que seja fundamental lançar um olhar micro, de forma mais pormenorizada, para tais limitações, de tal modo que se possa contribuir com fundamentos alternativos a esta realidade. Buscou-se investigar, no âmbito dos estudos sobre gestão de pessoas, o contexto de uma organização empresarial específica, do ramo de serviços, que se destaca por ser considerada referência no que diz respeito ao gerenciamento das pessoas.
A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar as nuanças envolvidas nas (im)possibilidades de desenvolvimento humano no contexto da Gestão de Pessoas da empresa Alfa. Para alcance do objetivo geral definiu-se os seguintes objetivos específicos: descrever os processos de gestão de pessoas, verificar a percepção dos empregados em relação ao departamento de RH, identificar os limites para o desenvolvimento humano, bem como apontar as possibilidades para o desenvolvimento humano em meio à empresa Alfa.
Compreende-se a gestão de pessoas como a área que se utiliza de métodos para a gerência e coordenação dos atores sociais que compõem a organização. Esses métodos podem ser vistos como forma de modelar os indivíduos para se enquadrarem aos aspectos organizacionais ou para o desenvolvimento pessoal dos atores. É essencial que as organizações sejam compreendidas como construções sociais que geram resultados nas estruturas e práticas sociais, para que os debates sobre o desenvolvimento humano dentro das organizações sejam compreendidos.
Trata-se de uma descrição de caso, com abordagem predominantemente qualitativa e finalidade descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada com a gerente de recursos humanos da empresa e um questionário aplicado junto a 710 (setecentos e dez) empregados que compõem o corpo administrativo. Os dados foram tratados por meio da técnica de análise categorial.
Análise dos dados se deu através de análise de conteúdo realizada a partir da triangulação dos dados coletados.
Após realizada pesquisa empírica a partir de um estudo de caso, pode-se concluir que, apesar da empresa Alfa ter em seus principais pilares a preocupação com os empregados, ainda há mais limites do que possibilidades para o desenvolvimento das pessoas da organização. Percebeu-se que, apesar do discurso pautado no interesse basilar pelas pessoas da organização, ainda há, na empresa Alfa, um distanciamento de um modelo de gestão focado no desenvolvimento humano.
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