Resumo

Título do Artigo

Análise de sentimento dos usuários do Twitter com ênfase na aplicação da Coronavac no Estado de São Paulo
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Palavras Chave

covid-19
twitter
Análise de sentimentos

Área

Marketing

Tema

Marketing e Sociedade

Autores

Nome
1 - Gabriel Rodrigo Gomes Pessanha
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL-MG) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA
2 - Maria Valéria Pereira de Araújo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - CCSA/DEPAD
3 - Denise Carneiro dos Reis Bernardo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ) - Departamento de Ciências Administrativas
4 - Dmitryev Cyreneu da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - PPGA
5 - Maria Isabel de Medeiros Brito
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Natal

Reumo

O avanço da pandemia da COVID-19 no Brasil exigiu das autoridades sanitárias diversas medidas de prevenção. O desenvolvimento e produção das vacinas gerou especulações sobre a eficácia dos seus efeitos, influenciando a opinião pública sobre a efetividade do imunizante.
O trabalho descreve os sentimentos relacionados aos conteúdos expressados por usuários do Twitter em relação à eventos da vacinação com a Coronavac no Estado de São Paulo.
As redes sociais vêm servindo como gerador de tendências, fornecendo robustos dados para subsidiar a formulação de estratégias, políticas e ações em relação a instituições públicas quando explorada a percepção dos usuários por meio das suas expressões e interações com anúncios oficiais e notícias, seja elas falsas ou reais (Borges & Junior, 2008; Pessanha et al., 2020). O Twitter é visto como um desses meios em relação a eventos de saúde pública. Assim, essa rede tem o potencial de capturar tendências epidêmicas, coletar informações e disseminar conhecimento (Odlum; Yoon, 2015).
A pesquisa caracteriza-se por ser quali-quanti e utiliza a técnica de análise de sentimentos. Para atender o objetivo do trabalho foram coletados e analisados os dados encontrados nas hashtags coronavac e vachina, no período de 07 de setembro de 2020 a 14 de março de 2021.
Os resultados demonstram que a incidência do uso dos termos indexados, relacionados à vacinação, coincidem com acontecimentos locais e nacionais relevantes e veiculados pela imprensa e que recorrência dessas falas e ações advindas de altos cargos de várias esferas do poder.
Trabalhos futuros podem trazer uma maior extensão da população, da amostra e dos objetivos, a partir da inclusão dos demais estados da federação.
PESSANHA, Gabriel Rodrigo Gomes; FIDELIS, Taylor Oliveira; FREIRE, Clarissa Dourado; SOARES, Eduardo Almeida. (2020) #FIQUEEMCASA: análise de sentimento dos usuários do twitter em relação ao covid19. Holos, [S.L.], v. 5, p. 1-20, 14 dez. 2020. Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). http://dx.doi.org/10.15628/holos.2020.11147. Abd-Alrazaq, A., Alhuwail, D., Househ, M., Hamdi, M., & Shah, Z. (2020). Top concerns of tweeters during the COVID-19 pandemic: infoveillance study. Journal of medical Internet research, 22(4), e19016.