Resumo

Título do Artigo

Qualidade Da Informação Contábil Em Cooperativas Alimentícias Da Região Sul Do Brasil
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Qualidade da Informação Contábil
Características qualitativas
Cooperativas Agroindustriais

Área

Agribusiness

Tema

Cooperativas

Autores

Nome
1 - Nadia Cardoso Sedorko
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Ciência Contábeis
2 - Renata Orsato
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Programa de Pós Graduação em Contabilidade
3 - Luciano Marcio Scherer
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Reumo

As cooperativas agropecuárias da Região Sul do Brasil são representativas para a economia regional e nacional, com altos montantes envolvidos em suas operações, o que demanda o desenvolvimento de atividades de gestão financeira e econômica. Nesse sentido, o produto da contabilidade, a informação contábil, constitui-se como uma importante ferramenta de apoio às decisões dos gestores e associados, ao fornecer informação atribuída de características qualitativas, as quais facilitam o processo de comunicação com os usuários e a interpretação da informação contábil.
O objetivo principal deste estudo é mensurar a qualidade da informação contábil divulgada pelas cooperativas agroindustriais do setor de alimentos humanos da Região Sul do Brasil. Ademais, em vista das conclusões de Oliveira (2019), Queiroz e Almeida (2017), Ross et al. (2019), Mazzioni e Klann (2016), Brandalize et al. (2021) e Bressan et al. (2013), instigou-se a possibilidade de verificar se o tamanho e a realização de exportações influenciam nos valores obtidos para a Métrica de Qualidade da Informação Contábil, de Barbosa (2014) e de Barbosa, Scherer, Scarpin e Murcia (2015).
Os trabalhos elencados no referencial teórico conduziram à formulação de duas hipóteses, que ampararam dois objetivos específicos, com a proposta de ir além do objetivo geral. As hipóteses conjecturaram que as cooperativas agroindustriais maiores apresentam informações contábeis de melhor qualidade (H1); e que as cooperativas agroindustriais que realizam exportações apresentam informações contábeis de melhor qualidade (H2).
Para se atingir os objetivos propostos, recorreu-se a uma amostra final de 10 cooperativas, das quais se extraiu um total de 58 observações, de demonstrações contábeis publicadas entre os períodos de 2015 e 2020. Uma análise de conteúdo foi efetuada para coletar os itens listados pela Métrica de Qualidade da Informação Contábil (MQIC) desenvolvida por Barbosa (2014), que abrange questões relativas à representação fidedigna, relevância e comparabilidade. Após, com a finalidade de se verificar as proposições das hipóteses, foram conduzidos os testes de Kruskall-Wallis e Mann-Whitney.
As cooperativas apresentaram pontuações de MQIC enquadradas como medianas a altas, com scores mais altos atribuídos às características de relevância e comparabilidade. As pontuações de representação fidedigna foram mais baixas. Os testes relevaram diferenças significativas entre as medianas dos scores atribuídas para cada cooperativa. As hipóteses H1 e H2 foram rejeitadas, em contraponto às constatações da literatura recente, achados estes que evidenciaram um comportamento peculiar das cooperativas agroindustriais do segmento alimentício, atuantes na Região Sul do Brasil.
Apesar dos valores um tanto quanto uniformes, os testes relevaram diferenças significativas entre as medianas dos scores atribuídas para cada cooperativa. Os grupos de cooperativas menores apresentaram melhores scores de MQIC, e não houve qualquer diferenciação entre MQIC de cooperativas exportadoras e de cooperativas que somente atuam no mercado nacional. Os estudos que trouxeram achados distintos a estes se referiram a companhias listadas em bolsas de valores e a cooperativas de crédito.
BARBOSA, Josilene da Silva; SCHERER, Luciano Márcio; SCARPIN, Jorge Eduardo; MURCIA, Fernando Dal-Ri. Construção de métrica para avaliação da qualidade da informação contábil sob a ótica de analistas fundamentalistas. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 9, n. 24, p. 42-55, 2015. BRANDALIZE, Thais; FLACH, Leonardo; SALLABERRY, Jonatas Dutra. Análise dos determinantes no grau de evidenciação do risco de crédito em centrais de cooperativas de crédito. Revista de Gestão e Organizações Cooperativas, v. 8, n 15, Jan./ Jun. 2021.