Resumo

Título do Artigo

A Metodologia de Ensino Project-Based Learning no Desenvolvimento de Competências do Administrador: uma Pesquisa-Ação com o Modelo Service Engineering
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Palavras Chave

Metodologias de Aprendizagem Ativas
Competências
Serviços

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Denise Luciana Rieg
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - São Bernardo do Campo
2 - Melby Karina Zuniga Huertas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - São Paulo
3 - Eryka Eugênia Fernandes Augusto
Centro Universitário da FEI-SP - São Paulo
4 - Fernando Cezar Leandro Scramim
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - São Bernardo do Campo

Reumo

O crescimento do setor de serviços elevou-o à atividade de maior impacto na economia em nível global. Mas, esse aumento significa maior concorrência, exigindo que as empresas inovem para oferecer melhores formas de atender ao seu cliente e garantir vantagem competitiva. Nesse cenário, a exigência do mercado por gestores capacitados a responder às rápidas mudanças de mercado e novas tecnologias se refletem nas novas DCN, as quais sugerem o uso de metodologias ativas, tais como o PBL (Project-Based Learning), nos cursos de bacharelado em administração.
Existem poucas evidências empíricas sobre a contribuição de metodologias ativas na formação das competências necessárias para o profissional de administração. A temática demanda estudos empíricos com abordagem centrada na percepção dos estudantes sobre essas metodologias (AYRES e CAVALCANTI, 2020). Por esse motivo, o objetivo deste estudo é descrever a aplicação do PBL em uma situação real de ensino-aprendizagem e avaliar, sob a perspectiva dos estudantes, a contribuição dessa metodologia no desenvolvimento de competências necessárias à atuação do Administrador.
O PBL é uma metodologia na qual o aluno desenvolve competências, enquanto executa um projeto, exercendo o protagonismo no seu processo de aprendizagem. Service engineering é uma área de conhecimento voltada para o desenvolvimento e design de serviços com o propósito de aumentar o valor percebido pelo cliente. É uma abordagem racional e heurística baseada na discussão de alternativas, objetivos, restrições e procedimentos, por meio da adoção de métodos de modelagem e prototipagem (PEZZOTTA et al., 2014).
O trabalho utilizou o método de pesquisa-ação, por ser amplamente utilizado em investigações sobre práticas docentes, com fins de melhoria do processo. O PBL aplicado em sala de aula consistiu na implementação de um novo serviço utilizando-se o modelo Service Engineering. Os dados foram coletados por meio de observações, análise dos projetos desenvolvidos, realização de grupo focal, e aplicação de questionários sobre as expectativas e percepções dos alunos sobre o PBL.
Os resultados demonstram que o PBL permitiu a integração de conhecimentos distintos, de ferramentas de elaboração de projetos que se somaram na busca de um resultado. Os alunos apontaram tanto no survey quanto na realização do grupo focal que o PBL contribuiu principalmente para desenvolver a capacidade de projetar e analisar serviços, estimular criatividade e inovação e formular e conceber soluções desejáveis de projetos na área de serviços e desenvolver visão sistêmica.
Demostra-se que o PBL contribuiu para desenvolver a visão sistêmica e a capacidade de projetar e analisar serviços, estimular criatividade e inovação e formular e conceber soluções desejáveis de projetos na área de serviços.
AYRES, R. M. S. de M., & CAVALCANTI, M. F. R. (2020). Desenvolvimento de Competências e Metodologias Ativas: a Percepção dos Estudantes de Graduação em Administração. Administração: Ensino e Pesquisa, 21(1), 52-91. https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n1.1668 PEZZOTTA, G., PINTO, R. PIROLA, F., OUERTANI, M. Z. Balancing Product-Service Provider’s Performance and Customer’s Value: The SErvice Engineering Methodology (SEEM). PROCEDIA CIRP, PRODUCT SERVICES SYSTEMS AND VALUE CREATION. Proceedings of the 6th CIRP Conference on Industrial Productive-Service Systems, 16: 50–55, 2014.