Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÃO DAS REVENDAS AGROPECUÁRIAS SOBRE A INSERÇÃO DE PLATAFORMAS DIGITAIS
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Palavras Chave

Plataformas digitais
Revendas agropecuárias
Agronegócio

Área

Agribusiness

Tema

Estratégia e Competitividade nas cadeias agrícolas

Autores

Nome
1 - Ana Paula Negri
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
2 - Carlos Eduardo De Freitas Vian
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Escola Superior de Agricultura Luis de Queiroz - ESALQ

Reumo

As revendas agropecuárias são as principais fornecedoras dos insumos necessários para o funcionamento das atividades pecuárias atuando não só na venda dos produtos, mas no relacionamento entre produtores rurais e empresas fornecedoras. A evolução tecnológica no setor, inovações de marketing, aumento de área em produção e a elevação do nível de produtividade trouxeram grandes mudanças aos canais de comercialização de insumos agropecuários no país, assim é importante que com o produtor buscando informações e praticidade, as revendas estejam preparadas e estruturadas para atender novas demandas.
A velocidade das mudanças referente à inovação, novos produtos e preferências dos produtores faz com que as revendas agropecuárias apresentem novos métodos para atender demandas. A adoção do comércio on-line, uso de plataformas digitais e serviços de delivery estão presentes na maioria dos setores assim como no setor agropecuário. Mas o setor está seguindo as tendências do mercado digital com a mesma velocidade? O objetivo é oferecer evidências referentes a percepção das revendas agropecuárias em relação a importância da inserção de plataformas digitais e delivery no seu modelo de negócio.
As lojas agropecuárias atendem os pecuaristas suprindo as demandas e devem estar atentos ao ciclo de vendas, sazonalidade e diversificação dos produtos necessários para manter as vendas durante o ano. Cada vez mais necessitam de melhores estruturas, tomadas de decisões certeiras e estratégicas para suprir a demanda crescente, além de investimento em marketing para obter vantagens competitivas e fidelizar clientes. A digitalização de elementos de varejo e a intelectualização das operações de negócios de varejo são cruciais para a melhoria da performance da empresa em relação às vendas.
Foi aplicado um questionário composto integralmente por 37 itens que incluiu medidas para orientação ao mercado, performance, marketing capabilities e uso de plataformas digitais. Para o presente estudo foi realizado um recorte para analisar os itens relacionados às vendas on-line e delivery. Enviado para 345 revendas agropecuárias em 14 estados brasileiros e foi alcançada uma taxa de resposta de 25%, isto é, 86 questionários. Todos os itens foram medidos utilizando a escala Likert. Os estados com levantamento são os que apresentam alta representatividade na pecuária de corte e leiteira.
Da amostra respondente, 69,8% (n=60) se declararam funcionários, 24,4% (n=21) se declararam gerente e 5,8% (n=5) se declararam como proprietários das revendas. Quando questionadas se a loja trabalha com vendas online apenas 6 responderam que concordam totalmente, ou seja, trabalham com vendas online. Quando questionadas se a loja pretende trabalhar com vendas online 52% dos respondentes afirmaram que pretendem aderir as vendas pela internet enquanto 28% não apresentam a intenção de implementar o serviço. Questionado se a loja trabalha com delivery para o cliente, 52% das revendas já trabalham.
Com base na descrição de Day (2011) sobre o processo integrativo chamado de marketing capabilities que estão relacionados com a performance e com os avanços tecnológicos os resultados demonstrados acima permitem verificar que as revendas agropecuárias apresentam a performance das lojas com a adoção de plataformas digitais, um avanço tecnológico que para o comércio agropecuário vem sendo abordado com mais força. Este trabalho é uma tentativa de comprovar que as inovações tecnológicas presentes nos diversos setores contribuem para a performance do setor de vendas de insumos agropecuários.
DAY, G. Closing the marketing capabilities gap. Journal of Marketing, 75(4), 183–195, 2011. KANNAN, P. K., & LI, H.“.A.” Digital marketing: A framework, review and research agenda. International Journal of Research in Marketing, 2016. MARTIN, S. L., & JAVALGI, R. G. Explaining performance determinants: A knowledge based view of international new ventures. Journal of Business Research, 101, 615–626, 2019. BATALHA, M. O., & SOUZA FILHO, H. M. Analisando a Competitividade de Cadeias Agroindustriais: uma proposição metodológica.São Paulo: Atlas, p. 1-22, 2009.